Lula é o fantasma que pode barrar o golpe. E, se não barrar no dia 17, ocupará as ruas para resistir a um eventual governo (ilegal e ilegítimo) de Michel Temer. 




“Lula 2018”: o recado, na fachada do prédio onde fica o Instituto FHC em SP



por Rodrigo Vianna


Seja qual for o resultado da votação no domingo (dia 17), um fantasma já assombra a direita brasileira – que, conduzida pela Globo/Cunha/Temer/Moro/Serra/FHC levou o país a um transe antidemocrático.

Esse fantasma aparece não só nas conversas de bastidor. Mas ganha as redes, e agora os muros: “Lula 2018!”

Pelo menos duas inscrições surgiram durante esta madrugada, na região central de São Paulo.

E o mais curioso: uma das pichações foi feita no prédio do Instituto FHC, próximo ao Vale do Anhangabaú. Um recado aos tucanos, que não têm voto pra chegar ao poder, e querem ganhar no tapetão.

O outro “Lula 2018” passou a enfeitar uma agência do Itaú – num claro recado aos apoiadores de Marina Silva. Ela terá que disputar o voto do povo. Não basta fazer acordos com banqueiros e com a Globo.

Este blog recebeu as fotos, e conversou com um dos responsáveis pela campanha: “Depois de ler a biografia do Brizola, não posso ficar parado com o que acontece no país”, diz o homem que nos enviou as fotos.

“Revoltante ver uma mulher com histórico de luta, e sem acusações de corrupção, ser tirada do poder por gente como Cunha e Temer”, ele completa.

Pergunto, então: “vocês se articulam em algum coletivo?”

“Sim, somos do Coletivo Brizola Vive, e pretendemos resistir de forma ativa se o golpe vingar. Se não vingar, também estaremos nas ruas porque os fascistas precisam ser enfrentados”.

Os responsáveis pelas pichações também escreveram nas paredes do Vale do Anhangabaú: “FHC golpista”. E a campanha seguirá, independentemente do resultado da votação no dia 17.

Aliás, os dois lados a essa altura cantam vitória: Jaques Wagner (ministro de Dilma) anuncia 205 votos contra o golpe. Já a mídia, a serviço de Temer/Serra, fala em quase 340 deputados declarados a favor do impeachment. Mas a verdade é que os dois lados estão na incerteza.

Se Cunha tivesse confiança na vitória, não precisaria recorrer à chicana absurda de começar votação pelo Sul e Sudeste, pra criar uma “onda pela vitória”. De outro lado, se deputados governistas tivessem certeza do triunfo, não iriam ao STF para pedir que Cunha seja impedido de manobrar e decidir tudo sozinho durante a votação.

São sinais de que o triunfalismo do PMDB nada mais é do que guerra psicológica. Sim, o golpe pode ganhar. Mas não ganhou. O jogo está sendo jogado.

O fato novo é que Lula, nesta quinta-feira, acaba de anunciar um Manifesto de Defesa da Democracia, com assinaturas de 185 deputados, e 30 senadores.

Seria a base para resistir ao terror midiático que deve crescer até domingo.

Lula, de novo, é o fantasma que pode barrar o golpe.

E, se não barrar no dia 17, ocupará as ruas para resistir a um eventual governo (ilegal e ilegítimo) de Michel Temer.

Rodrigo Viannahttp://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/plenos-poderes/37965/

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads