Havana, 7 jun (Prensa Latina) Eleita por milhões de pessoas, Havana oficializará hoje seu registro entre as sete cidades maravilhas do mundo moderno, que ficará estampado em um monumento com placa alegórica, confirmaram organizadores do evento.Para festejar a ocasião, a cidade preparava um concerto ao ar livre no centro histórico de Havana Velha, reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade, mas as chuvas persistentes obrigaram a mudar os planos.
Devido às inclemências do tempo, a festa será transferida para o Grande Teatro de Havana Alicia Alonso, informou à imprensa o governo provincial.
O diretor artístico Efraín Sabás informou que o evento desta noite contará com a participação da Banda de Concertos, o Teatro Lírico, o ballet Liz Alfonso, o coral Entrevoces, o Conjunto Folclórico Nacional, o ballet do cabaret Tropicana e o grupo Buena Vista Social Club.
A capital cubana mostrará, "mediante diversas manifestações culturais, o mais maravilhoso de seu ser: a qualidade humana do povo que a habita", comentou o especialista.
As atividades se estenderão até o próximo dia 11 de junho, e incluirão conferências de acadêmicos, mostras de pintura, desfile de fantasias tradicionais e contemporâneas pelo Passeio do Prado e um festival esportivo.
Para o encerramento está previsto um grande concerto da Orquestra Aragón, um dos ícones da música dançante cubana, afirmou Sabás.
Ao pé da Bahia de Havana, na explanada do Castillo de San Salvador de la Punta, foi erguida a escultura alegórica ao reconhecimento como Cidade Maravilha, fruto do concurso mundial organizado pela fundação suíça New7Wonders (N7W).
Similar reconhecimento mereceram Beirute (Líbano), Doha (Qatar), Durban (África do Sul), Kuala Lumpur (Malásia), La Paz (Bolívia) e Vigan (Filipinas).
A referida seleção começou em 2011 com mais de 1.200 mil indicações de aproximadamente 220 países, e foram as votações das pessoas as que determinaram os lugares ganhadores no fim de 2014.
As novas sete Cidades Maravilhas do Mundo foi a terceira votação impulsionada pela N7W, que anteriormente elegeu os sete monumentos e os sete lugares da natureza mais destacados do planeta na época contemporânea.
A eleição constituiu um "exercício democrático global", levado a cabo por meio de uma ampla gama de dispositivos e de numerosas plataformas, afirmou em seu momento o presidente da Fundação, Bernard Weber.
Nas palavras do especialista, as cidades selecionadas uniram-se aos "New7Wonders da Natureza e aos New7Wonders do Mundo para fazer parte da memória global da humanidade para sempre".
Prensa Latina

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;