Por que o MPF não pede aos EUA o que se apurou contra a Globo?



PHA: Eu converso com Wadih Damous, Deputado Federal (PT-RJ). Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ. Deputado, já há base para pedir a cassação da concessão da Rede Globo de Televisão?
Wadih Damous: Olha, Paulo, se eu fosse seguir métodos lavajatianos, eu diria que sim. Embora o delator tenha apresentado o caminho por onde as provas podem ser obtidas. E o Ministério Público Brasileiro eu espero que descruze os braços e aja com a mesma presteza com que age quando há algo delatado contra o PT... Então eu diria para você o seguinte: falta pouco para que nós cheguemos ao momento em que poderemos pedir a cassação da concessão da Rede Globo.

PHA: Os dados obtidos pela Justiça americana podem ser transferidos e servir de prova na Justiça brasileira?
WD: Podem e devem, agora, tem que haver um pedido para isso. O Brasil tem um termo de cooperação com os EUA e basta exercer essa cooperação. Pedir à Justiça americana que transfira essas informações, esses documentos para que aqui se dê início a uma investigação e que, ao final, demonstrando aquilo que está sendo relatado, se possa pedir a cassação da concessão da Rede Globo.

PHA: A Lava Jato já não tem trocado informações no âmbito de um acordo com os EUA de empresas brasileiras com o Ministério Público americano?
WD: Quando é do interesse da Lava Jato, ela investiga e pede as informações em relação às empresas que, por esse ou por aquele motivo, a Lava Jato entende ligadas ao PT, o que não é o caso da Globo. Cabe ao Ministério Público exercer o seu direito constitucional e pedir essa cooperação para que se abra uma investigação.

PHA: Os passos da Justiça brasileira... Digamos que o MP se mexa e que a PF se mexa: quem tem o poder de cassar uma concessão de uma emissora?
WD: O próprio Poder Executivo.

PHA: A cassação da concessão não depende do Congresso, depende de quem dá a concessão?
WD: Depende de quem dá a concessão. Do Poder Executivo.

PHA: Não é possível que o PT ou a sociedade brasileira com alguns congressistas exerçam sobre o MPF algum tipo de ação efetiva que não seja apenas reclamar, para fazer com que o MPF se mexa?
WD: Olha, Paulo... A denúncia é muito grave, porque há um monopólio nas telecomunicações brasileiras. A Dra Raquel Dodge, eu espero que ela abra investigações e exerça esse acordo de cooperação com os EUA para a transferência dessas provas.

PHA: Então eu posso dizer que o Deputado Wadih Damous vai oficiar a Dra Dodge para que ela comece a se mexer, digamos assim?
WD: Isso. Pode.

PHA: A FIFA pode, ela própria, desfazer contratos de exclusividade que a Globo (agora se sabe que de modo ilegal) obteve das Copas de 2026 e 2030?
WD: Demonstrando essa relação, o pagamento de propina, a FIFA pode e deve!

Conversa Afiada

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads