Para 48% dos brasileiros, Lula é o melhor presidente da história. Outros 53% acham que prisão e condenação de Lula foram políticas


Escrito por: Tatiana Melim


Ao contrário do que os opositores e perseguidores de Lula tanto desejaram desde a prisão política no dia 7 de abril deste ano, o ex-presidente mais popular do Brasil, além de liderar todas as pesquisas de intenção de voto, é considerado o melhor presidente que este País já teve e também a liderança política mais perseguida por setores do Judiciário brasileiro.

A maioria dos brasileiros acredita que a condenação e a prisão de Lula foram políticas e não um processo jurídico normal. Os dados revelados pela pesquisa Vox Populi/CUT, realizada entre os dias 18 e 20 de julho, em 121 municípios, mostram, ainda, que as pessoas acreditam que a vida melhorou nos 13 anos de governo do PT.

Lula, o melhor presidente


Segundo a pesquisa, aumentou para 48% o percentual de pessoas que acham Lula o melhor presidente que o Brasil já teve. Em maio, 46% dos entrevistados tinham essa opinião.

O segundo colocado, o ex-presidente FHC, continua bem distante da preferência da maioria dos brasileiros com apenas 8%.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o povo brasileiro não esquece o que o Lula fez pelo Brasil e começa a perceber que tentam criminalizar o ex-presidente justamente para impedir sua candidatura nas eleições deste ano, porque sabem que ele ganha disparado de todos os outros adversários.

“Parte do Poder Judiciário, da mídia e do parlamento ainda não engoliu o fato de que o melhor presidente do Brasil, na opinião do povo brasileiro, foi um metalúrgico, sem diploma, que fez muito mais pelo povo do que qualquer outro governo”, diz o presidente da CUT.

Lula é perseguido


Após as manobras políticas e jurídicas do juiz Sérgio Moro - que estava de férias - e dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para manter Lula preso, mesmo depois da determinação do desembargador Rogerio Favreto, que mandou soltar o ex-presidente em três despachos seguidos, aumentou de 45% para 50% o percentual de entrevistados que acham que Moro e outros juízes tratam Lula de maneira mais dura.

Já o percentual dos que acham que Lula é tratado com o mesmo rigor que políticos como Michel Temer (MDB) e Aécio Neves (PSDB) caiu de 39% para 35%.

A pesquisa Vox Populi/CUT mostra, ainda, que passou de 52% para 53% o percentual dos que concordam com a afirmação de que a condenação e a prisão de Lula foram políticas, pois muita gente não gosta dele.

Já o número dos que concordam que o processo foi normal, sem misturar com política, ficou estável em 33%.

Maioria gosta de Lula


Quando perguntados se gostam ou não de Lula, 49% dos entrevistados pela CUT/Vox Populi disseram gostar do ex-presidente. Esse percentual era de 46% em maio. Os que não gostam e nem desgostam registrou 27% e o percentual dos que dizem não gostar caiu de 24% para 21%.

A vida melhorou com o PT


Assim como a maioria dos entrevistados acredita que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, o percentual dos que afirma que a vida melhorou nos 13 anos de governo do PT também é o maior. Aumentou de 52% para 55% esse entendimento entre maio e julho deste ano.

Já o percentual dos que diziam que a vida piorou caiu de 16% em maio para 12% agora. Os que responderam que não melhorou nem piorou ficou estável em 30%.

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada com brasileiros de mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Foram ouvidas 2000 pessoas, em entrevistas feitas em 121 municípios. Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

> Confira aqui a íntegra da pesquisa




CUT

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads