Nova pesquisa mostra Dilma Rousseff isolada na liderança para o Senado Federal em Minas Gerais. A vantagem da ex-presidente é tão grande que a disputa deve se resumir de fato à segunda vaga

De acordo com o levantamento, que foi registrado no TRE-MG, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) segue disparada e isolada na liderança, com 20% — um índice de intenções de voto que se aproxima da soma dos seus adversários.
O tucano Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo lugar e soma 11%. Além da ex-presidente e do senador, entraram na lista de nomes: Carlos Vianna, Dinis Pinheiro e Jô Moraes (3%); Rodrigo Pacheco, Bruno Siqueira e Reginaldo Lopes (2%); e Jaime Martins, Apolo Heringer e Adaclever Lopes (1%).
Lula lidera em MG
O Instituto Doxa também perguntou em quem os mineiros pretendem votar para presidente da República em outubro. Mesmo preso, Lula (PT) aparece em primeiro com 41% das intenções de voto.
Em segundo lugar, Jair Bolsonaro (PSL) tem 15%. Marina Silva, em terceiro, acumula 6%. Nenhum dos outros candidatos ultrapassa a marca dos 6% em Minas Gerais.
Enquetes e sondagens proibidas
A realização de enquetes e sondagens sobre as Eleições 2018 está proibida desde o dia 20 de julho. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como enquete ou sondagem “a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas” na própria norma.
As enquetes ou sondagens eleitorais não correspondem a pesquisa eleitoral, determina o TSE. “Enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros”.
Até as eleições municipais de 2012, as enquetes e sondagens podiam ser realizadas, desde que sua divulgação estivesse condicionada à informação clara de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica.
Com a mudança determinada pela Lei n° 12.891/2013, foi acrescentado um parágrafo com a seguinte redação: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”.
As pesquisas sobre as Eleições 2018 podem ser realizadas desde o dia 1º de janeiro. Para tanto, devem ser cadastradas no tribunal eleitoral ao qual compete fazer o registro dos candidatos, com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação. As pesquisas registradas podem ser consultadas no site do TSE, na opção Eleições 2018 > Pesquisas Eleitorais.
Pragmatismo Político
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;