Urbanista recusa entrevista à Globo: ‘não acredito que terão coragem de criticar especuladores’

Professora Ermínia Maricato divulgou conteúdo de e-mail: ‘Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias’

Da Rede Brasil Atual



Foto Facebook da Ermínia Maricato


São Paulo – A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), se recusou a dar entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo, e divulgou o conteúdo de e-mail à emissora no qual nega o pedido de entrevista.

“Não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade”, afirma a arquiteta em sua justificativa.



“Não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos”, diz ainda.

Confira o conteúdo da carta:

Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias.

Querido ….., se eu tivesse garantia de que vocês iriam divulgar exatamente o que eu disser teria o maior prazer em dar a entrevista, mas infelizmente não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade…

Tenho certeza de que vocês vão divulgar: houve um investimento gigantesco, como nunca no país, com muitos subsídios para a população de baixa renda e no entanto o preço da moradia subiu (mais de 200% entre 2009 e 2015), o preço dos aluguéis subiu (hoje mais da metade do déficit é devido ao excesso de comprometimento da renda com aluguéis).

Devido à falta de regulação fundiária e imobiliária e graças ao processo especulativo as cidades explodiram tornando-se mais dispersas. Isso significa que elas estão mais caras e menos sustentáveis. Acontece que a regulação do uso e da ocupação do solo é municipal.

É evidente que o governo federal errou ao apostar apenas no movimento de obras que seguraria o crescimento do PIB e do emprego após a crise de 2008 sem atentar para o que construir e principalmente ONDE CONSTRUIR, mas a especulação generalizada não foi responsabilidade apenas do Governo Federal.

Em período de FLA X FLU não há espaço para reflexões complexas. E na Globo muito menos. É pena.

Quem sofre somos todos nós e principalmente o povo e o meio ambiente.

Não me queira mal. Mas não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos.

Abraço

Viomundo
Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads