Urbanista recusa entrevista à Globo: ‘não acredito que terão coragem de criticar especuladores’
Professora Ermínia Maricato divulgou conteúdo de e-mail: ‘Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias’
Da Rede Brasil Atual

Foto Facebook da Ermínia Maricato
“Não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade”, afirma a arquiteta em sua justificativa.
“Não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos”, diz ainda.
Confira o conteúdo da carta:
Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias.
Querido ….., se eu tivesse garantia de que vocês iriam divulgar exatamente o que eu disser teria o maior prazer em dar a entrevista, mas infelizmente não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade…
Tenho certeza de que vocês vão divulgar: houve um investimento gigantesco, como nunca no país, com muitos subsídios para a população de baixa renda e no entanto o preço da moradia subiu (mais de 200% entre 2009 e 2015), o preço dos aluguéis subiu (hoje mais da metade do déficit é devido ao excesso de comprometimento da renda com aluguéis).
Devido à falta de regulação fundiária e imobiliária e graças ao processo especulativo as cidades explodiram tornando-se mais dispersas. Isso significa que elas estão mais caras e menos sustentáveis. Acontece que a regulação do uso e da ocupação do solo é municipal.
É evidente que o governo federal errou ao apostar apenas no movimento de obras que seguraria o crescimento do PIB e do emprego após a crise de 2008 sem atentar para o que construir e principalmente ONDE CONSTRUIR, mas a especulação generalizada não foi responsabilidade apenas do Governo Federal.
Em período de FLA X FLU não há espaço para reflexões complexas. E na Globo muito menos. É pena.
Quem sofre somos todos nós e principalmente o povo e o meio ambiente.
Não me queira mal. Mas não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos.
Abraço
Viomundo