Um punhado de sujeitos está protestando em frente à sede do Facebook, em São Paulo.

Não passam de duas dúzias, mas não é isso o significativo.

Mereceriam todo o respeito se estivessem protestando contra a censura que o Facebook faz ou pretende fazer contra conteúdo, porque se tratam de expressão de opiniões ou versões pessoais.

Aliás, já fizeram e fazem, quando restringem o acesso de pessoas a publicações apenas das pessoas que julgam tem proximidade com os autores.

Se forem postagens falsas ou delirantes, mas individuais, os próprios usuários podem combatê-las e, se for o caso, tomarem providências judiciais.

Inclusive a responsabilização penal.

E nem isso cabe se forem manifestações de opinião, desde que não tenham o cunho de discriminações legalmente vetadas, como o racismo.

Não  é este o caso que mobiliza o MBL, mas o de formação de redes e uso de programas “robôs” para replicarem, de forma automática, as postagens de páginas sem responsáveis identificados, muitas pertencentes a domínios obtidos no exterior.

A maior prova disso é que a página do MBL está no ar e transmitindo a manifestação dos gatos-pingados. ao vivo.

Derrubados, ao que consta, foram os perfis e fanpages que agiam como “cavalos” de suas opiniões, de forma automática.

Fizeram isso, é sempre bom repetir, sob a cobertura da mídia, dos partidos de direita e do Ministério Público, a quem serviam como vetores do ódio.

Precisamos ter muita serenidade nesta questão e extrair dela alguns fatos.

O primeiro é que precisamos separar sempre o que é a opinião – mesmo as que deploramos – do que é a montagem de estruturas criminosas de distribuição de conteúdo falso.

Ou melhor, de outras, menos identificáveis, porque já temos uma, gigante, que o faz pela televisão.

O segundo é que o poder resolveu descartar, ao menos por agora, os seus agentes mais histéricos. É duro o aprendizado de que criar monstros desde pequenos não é a garantia de que se comportarão na coleira.

O terceiro é que nossa comunicação via redes deve ser apoiada no entendimento e na solidariedade, difundindo conteúdos racionais, análises, opiniões, dados.

Dá trabalho, mas vale a pena se nos preocuparmos em elevar o nível de informação e consciência de quem nos lê.

E não, como fazem eles, apenas o nível de histeria.

TIJOLAÇO

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads