Créditos da foto: Rashida Tlaib, de 42 anos de idade, nativa de Detroit e ex-deputada estadual de Michigan, está pronta para se tornar a primeira mulher muçulmana e palestino-estadunidense a fazer parte de Congresso. (Rashida for Congress/Facebook)

"Penso que se mais membros do Congresso de fato conhecessem as realidades da guerra e da mudança de regime, eles não seriam tão insensíveis quanto a jogar bombas em países distantes", disse a candidata, descrevendo sua política externa


Por Jessica Corbett, Common Dreams


Com 96% dos votos apurados após a eleição primária de 7 de agosto em Michigan, Rashida Tlaib — que foi descrita como uma "dinâmica, pertencente a minoria e jovem progressista” e parte de “uma nova leva de políticos ganhando a atenção do Partido Democrata” — provavelmente se tornará a primeira congressista mulçumana e palestino-estadunidense.

Rashida Tlaib
@RashidaTlaib

Muito obrigada por tornarem este inacreditável momento possível. Não tenho palavras. Mal posso esperar para servi-los no Congresso
4:11 AM – 8 Ago, 2018

Tlaib — que foi apoiada por diversos grupos progressistas, incluindo o Justice Democrats (Democratas da Justiça), People for Bernie (Povo por Bernie), e Democratic Socialists of America (Socialistas Democráticos da América – DSA) da Grande Detroit — está concorrendo no 13º distrito, de vitória certa dos democratas, para o assento anteriormente mantido pelo representante democrata de longa data John Conyers, que decidiu não tentar a reeleição em dezembro depois de uma série de acusações de assédio sexual. Ela atualmente não tem um oponente republicano.

Antes de sua campanha para o Congresso, a nativa de Detroit de 42 anos fez parte da Câmara de Deputados de Michigan até acabar seu mandato, e depois trabalhou como advogada em um grupo de direitos dos empregados, o Centro Sugar Law de Justiça Econômica e Social.

People For Bernie
@People4Bernie
8 Ago, 2018
Respondendo @People4Bernie
.@detroitdsa foi uma das seções da DAS mais ativas durante Bernie2016

Eles tomaram a decisão de construir um movimento, trabalhando continuamente de segunda a segunda. Não foi fácil, e parece que passou MUITO MAIS do que 3 anos, mas agora estamos em 2018 e eles estão mandando um membro para o congresso https://twitter.com/detroitdsa/status/640987753317068800 …

People For Bernie
@People4Bernie
.@RashidaTlaib não ganhou hoje somente por causa de sua audaciosa visão e por construir uma forte campanha de base, mas porque ela tem organizado e representado sua comunidade há décadas. Ela já tinha sido eleita anteriormente.

Organize sua comunidade:  https://act.dsausa.org/donate/membership/ …
2:53 AM – 8 Ago, 2018

Sua plataforma audaciosamente progressista priorizou:

* Promover a justiça econômica, ao assegurar um salário mínimo de $15 por hora e defender sindicatos para evitar cortes em programas de seguridade social e enfrentar o Citizens United.
* Fazer a transição de nosso sistema de saúde que favorece o lucro para uma abordagem Medicare para Todos defendida pelo senador Bernie Sanders (I-Vt.) e por um crescente número de estadunidenses.
* Lutar por regulações ambientais mais fortes em Michigan e opor-se às medidas do governo Trump para enfraquecer a Agência de Proteção Ambiental (EPA).
* Direcionar mais recursos para o sistema de escolas públicas, e defender treinamento vocacional e universidades gratuitas.
* Garantir direitos iguais para todos através da defesa de proteções para a comunidade LGBTQ, da derrubada do banimento de muçulmanos do presidente Donald Trump, e do impulsionamento de uma reforma da imigração que inclua um caminho para que imigrantes sem documentos consigam a cidadania.

Em termos de política externa, Tlaib disse ao The New Republic antes da votação do dia 7 que suas posições “serão guiadas pelos mesmos valores que impelem minha abordagem da política doméstica: empatia, compreensão e respeito”. Ela adicionou:

"Sou firmemente anti-guerra, e penso que isso é em grande parte influenciado por minha perspectiva como uma palestina-estadunidense e por ter família e amigos por todo o Oriente Médio. Vi em primeira mão o quão devastador é o conflito militar, e penso que se mais membros do Congresso de fato conhecessem as realidades da guerra e da mudança de regime, eles não seriam tão insensíveis quanto a jogar bombas em países distantes. Deveríamos estar resolvendo nossos problemas com diplomacia, não aumentando nosso orçamento de gastos militares".

Saindo vitoriosa dentre a “multidão de pré-candidatos democratas” que concorreu na primária do dia 7, a campanha “agressiva e direta” de Tlaib algumas vezes levou a comparações com a de Alexandria Ocasio-Cortez, a socialista democrática de 28 anos que atraiu a atenção nacional ao vencer o deputado em exercício há 10 mandatos Joe Crowley em junho para representar o 14º distrito de Nova York.

Andy Goddeeris, gerente de campanha de Tlaib, disse à CNN: “Estamos basicamente fazendo a mesma campanha, com a mesma plataforma e com uma candidata muito similar.”

Alexandria Ocasio-Cortez
@Ocasio2018
 .@RashidaTlaib conseguiu!!

Ela obteve uma incrível vitória na noite passada, e provavelmente será a primeira mulher muçulmana e palestino-estadunidense a fazer parte do Congresso.

Ela ganhou por defender muitos temas como o Medicare para Todos e universidades gratuitas, e tudo sem usar dinheiro de lobistas corporativos.

Rashida Tlaib
@RashidaTlaib

Muito obrigada por tornarem este inacreditável momento possível. Não tenho palavras. Mal posso esperar para servi-los no Congresso.
10:36 AM – 8 Ago, 2018

*Publicado originalmente no Common Dreams | Tradução de Nicolas Chernavsky


Carta Maior

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads