Autoridades pedem que as pessoas evitem contato com o inseto a todo custo, pois sua picada contém veneno



"Ilha" de formigas é formada como tática de sobreviência (Foto: Gadi Schwartz/Twitter)

O furacão Florence, que atingiu parte dos estados da Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia, nos Estados Unidos, trouxe uma ameaça que ninguém imaginava: formigas-de-fogo. A espécie também é conhecida como formiga-lava-pés, e pertence ao gênero Solenopsis. Nativa da América do Sul, ela é invasora  nas terras norte-americanas. O perigo surge pois sua picada é muito perigosa, liberando uma forte dose de veneno.

O inseto possui a habilidade de sobreviver a fortes chuvas e enchentes, pois, nessas ocasiões, forma uma "ilha" de formigas. Ou seja, elas se unem e formam uma espécie de balsa que flutua sobre as inundações, e ficam assim até que possam alcançar o solo novamente.

De acordo com especialistas da Universidade do Texas A&M, a balsa transporta todos os membros da colônia, incluindo ovos, larvas, rainhas, formigas aladas e trabalhadoras. E isso representa um risco para as equipes de resgate, visto que as ilhas de formiga parecem detritos soltos e, caso entrem em contato com os botes, elas podem se separar para se proteger, ferindo as pessoas a bordo.


"Se as formigas conseguirem tocar na pele, imediatamente começarão a morder e picar, como costumam fazer", aletou em comunicado a Texas A & M. "É importante esfregá-las. A submersão na água não funciona, pois elas se agarram à pele. Mesmo um jato de água de alta pressão pode não removê-las."

As formigas-de-fogo também podem representar um problema quando os moradores voltarem para suas casas. Elas tendem a refazer as colônias onde quer que as águas as depositem, e isso pode significar em quintais onde crianças e animais de estimação brincam, por exemplo.

Além de formigas, autoridades alertaram que a enchente pode conter cobras, fios de energia soltos e contaminada com doenças. Por isso, a recomendação é evitar contato direto com a água.

Um vídeo publicado no Twitter de Gadi Schwartz, repórter da NBC local, mostra diversas balsas de formigas-de-fogo flutuando. Veja abaixo:


Galileu

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads