Conhecida como "unicórnio do mar", massa flutuante é composta por vários outros pequenos bichos

PYROSOMA É UM ANIMAL COMPOSTO POR VÁRIAS OUTRAS PEQUENAS CRIATURAS (FOTO: REPRODUÇÃO/STEVE HATHAWAY)

No dia 25 de outubro deste ano, mergulhadores avistaram uma criatura serpenteando no fundo do mar, de tal maneira que lembrava um grande tubo. Isso aconteceu no mar de uma pequena ilha vulcânica a cerca de 48 quilômetros da costa da Nova Zelândia.

Apesar de diferente, o animal é conhecido cientificamente: trata-se do pyrosoma, gênero de tunicados coloniais que habitam águas profundas e quentes. O bicho filmado tinha por volta de oito metros de comprimento. Suas características misteriosas e seu brilho bioluminescente fizeram com que alguns cientistas também o classificassem como "unicórnio do mar".

Linsey Sala, cientista da Scripps Institution of Oceanography, nos Estados Unidos, informou que nem todos os pyrosomas crescem tanto. Contudo, alguns encontrados perto da Nova Zelândia e da Austrália podem chegar entre 45 e 60 metros de comprimento. "Eu diria que é impressionante e emocionante encontrar uma colônia pirossômica desse tamanho", ela falou.

Os pyrosomas são compostos de milhares de seres menores, chamados zoóides, que navegam pelo oceano por meio da propulsão a jato. Embora não seja raro encontrar esses animais, eles normalmente são vistos por mergulhadores e pessoas que passam muito tempo na água.

BRILHO DO PYROSOMA JÁ HAVIA SIDO VISTO POR NAVEGANTES DOS ANOS 1800 (FOTO: REPRODUÇÃO/STEVE HATHAWAY)

"Sempre quis ver um", disse Steve Hathaway, cinegrafista marinho, de 48 anos, em entrevistaao jornal Washington Post. "Eu estava além do entusiasmo. É como encontrar algo que você sonha há anos."

Embora descritos como criaturas semelhantes a vermes, os pyrosomas são mais relacionados aos humanos. Alguns dos primeiros relatos da espécie vieram de marinheiros do século 19 que notaram o brilho luminoso enquanto navegavam.

Hathaway afirmou que ele e seu amigo, Andrew Buttle, estavam gravando imagens subaquáticas de um vídeo sobre a Ilha Branca da Nova Zelândia quando encontraram a criatura. Desde a década 1930 a família de Buttle é dona da ilha, que contém um vulcão ativo, flora e fauna diversificadas.

OS PYROSOMAS SÃO ENCONTRADOS NEM ÁGUAS PROFUNDAS E QUENTES (FOTO: REPRODUÇÃO/STEVE HATHAWAY)

Mesmo que a maior parte de sua carreira de filmagem tenha ocorrido debaixo d'água, Hathaway nunca havia visto um pyrosoma até aquele momento. Quando percebeu a presença do bicho, sabia que precisava se mover rapidamente para gravá-lo. "Estive muito debaixo d'água e já vi muitos animais", ele contou. "Sei que a natureza não espera por ninguém, e eu não poderia deixar essa oportunidade passar."

O mergulhador explicou ainda que a época da primavera na ilha leva abundância de fitoplâncton, alimento dos pyrosomas. "Os peixes ficam maiores na Ilha Branca do que em outros lugares da Nova Zelândia", ele comentou. "A localização é rica em comida para os animais ao redor da ilha."


Galileu

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads