O autor do livro “A Classe Média no Espelho” disse que a emissora dos Marinho e as operações policialescas dos juízes Sérgio Moro e Marcelo Bretas estigmatizaram a Petrobras.
“Acho que a Lava Jato e a TV Globo, ao criminalizarem e estigmatizarem a Petrobras, de quem o estado do Rio inteiro e parte do Brasil dependiam, são as causadoras da debacle”, sustentou à Folha.
Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, Jessé analisa que a corrupção política é usada para tornar invisível esse saque feito pelas elites.
“A corrupção da política é uma gota no oceano quando comparado ao real saque, por meio da sonegação, por exemplo. É isso que deixa o Brasil pobre”, aponta.
O sociólogo, que também é autor de “A Elite do Atraso”, estranha o fato de a lava jato blindar o sistema financeiro. “Se quer acabar com a corrupção, como é que blinda o sistema financeiro?”, questiona.
Segundo Jessé Souza, o ex-ministro Antonio Palocci propôs denunciar o sistema financeiro para conseguir delação, e a lava jato não aceitou.
Entretanto, é bom frisar, a lava jato só aceitou a delação quando focou no ex-presidente Lula com o claro objetivo de atingir o PT durante a eleição presidencial.
Após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), como já era esperado, a lava jato assumiu sua postura de partido e indicou Moro e membros da força-tarefa para cargos de confiança no governo de extrema-direita.
Blog do Esmael

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;