É lamentável que os ativistas sociais releguem seus próprios heróis ao esquecimento da história.

Nesta data, há 30 anos foi consumado o assassinato do valente seringueiro Chico Mendes, por ruralistas ligados à famigerada União Democrática Ruralista (UDR).

Neste mês de dezembro, são 5 anos sem Mandela, ícone mundial da luta contra todo tipo de apartheid.

Salvo um pequeno evento aqui e ali, estes marcos passaram em branco.

E como não há vácuo na história, o que retorna – ainda que provisoriamente – é o tempo de afirmação da hediondez sobre a coragem, da covardia sobre a combatividade, da manipulação do divino sobre o secular.


Atordoados e desmobilizados por esta era de incertezas – hegemonizada por um neofascismo em ascensão –, muitos ativistas têm se apegado a clichês.

E um deles, inócuo e insosso, é bradar que “a história não esquecerá nem perdoará ” os golpistas, as fake news do Bo卐o, a tibieza dos tribunais, etc.

Ora, os ativistas não se dão conta de que os inimigos do povo encontram justificativa moral no slogan “Deus Acima de Todos”, para legitimar os atos que praticam de “barbárie civilizada”, “entreguismo patriótico”, nomeação de “raposas” ministeriais, e por aí vai.

Aqui, o que aquece e faz carinho na mente dos atormentados – Bo卐o, entre eles – é achar que o Deus deles está acima da história e de seu suposto lixo.

Vivemos tempos trevosos em que o legado humanitário de Mandela pode sucumbir a novas formas de
apartheid mundo adentro.

Políticos ligados à protofascista UDR – que à socapa ceifou a vida de Chico Mendes e de outros e outras ativistas – acabam de ascender ao exercício de poder na onda bo卐onanista.

Se não trouxermos à luz – não apenas nas páginas dos livros de história, mas em atos, palavras vivas, manifestações e lutas – a memória dos nossos heróis e sua saga de lutas, quem o fará?

Amanhã, até a memória do extermínio de Marielle poderá desaparecer e a história fenecer.

Por nossa e as futuras gerações, façamos vivos os dizeres:

Chico Mendes, presente!

Mandela, presente!

Marielle, presente!

Lula Livre!

Viomundo

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads