TABELA PERIÓDICA (FOTO: EUCHEMS/CC BY-ND)

Projeto tem como objetivo mostrar a abundância, escassez e finitude de elementos encontrados na Terra


Hélio, oxigênio, magnésio e alumínio: esses são alguns dos elementos que constam na tabela periódica, mas, e se um deles estivesse prestes a desaparecer em um futuro próximo?

A ideia foi apresentada nesta semana pela a Sociedade Química Europeia, um grupo que representa mais de 160 mil estudiosos da União Europeia, e que fez uma tabela periódica bem diferente da convencional.

A grande novidade está no modo como os elementos são expostos na tabela: em vez de seguir a ordem clássica, onde cada um dos elementos tem um quadrado simétrico, essa tabela os categoriza a partir de sua abundância ou escassez.

Outra diferença é que apenas os elementos naturalmente encontrados na Terra são classificados — ao todo, são 90. Na tabela periódica tradicional são 118, já que conta com os elementos sintetizados artificialmente também.

O objetivo do trabalho, como conta o presidente da Sociedade Química Europeia, Cole-Hamilton, é mostrar como os elementos em nosso planeta são finitos e podem, dentro de alguns anos, desaparecer.

Segundo a tabela, o oxigênio — que garante nossa respiração — não corre, felizmente, risco de extinção. Os elementos que podem estar acabando são aqueles usados na produção de computadores e celulares, por exemplo.

Um deles é o índio, que é usado na produção de telas touch screens para celulares e computadores. Uma das recomendações, segundo Hamilton, é diminuir a compra desenfreada de tecnologia.

“Se continuarmos usando o elemento índio da forma como estamos nossas reservas vão se esgotar em 20 anos”, contou o presidente ao programa de rádio Marketplace.

E não são apenas os elementos usados para tecnologia que correm risco: o hélio, utilizado em ressonâncias magnéticas, também não anda tão bem quanto se imaginava. Hamilton conta que o elemento é um dos mais abundantes na Terra, mas, se continuar sendo consumido no ritmo atual, deve durar apenas mais 10 anos.

Galileu

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads