De norte a sul do País, protestos pipocaram nos polos de animação. Entre os sucessos deste ano, paródias espirituosas "saudaram" o presidente, seu governo e seu entorno político. A criatividade do brasileiro mostrou-se em alta, no mesmo nível da sua indignação.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula e a vereadora Mariele Franco eram homenageados pelas escolas de samba. Lula praticamente foi o enredo da Paraíso do Tuiuti, que encerrou o desfile com a arquibancada inteira gritando "Lula Livre". Já a ativista de direitos humanos assassinada por milicianos do Rio foi o tema de destaque da Mangueira.
Desfile da Mangueira
Desfile da Tuiuti
O resultado do desfile sai nesta quarta-feira, mas, pela votação do Estandarte de Ouro, de O Globo, a Tuiuti levou os prêmios de Melhor Enredo e Melhor Ala ("Salvador da Pátria", na qual Lula é saudado), enquanto a Mangueira é a vencedora de Melhor Samba-enredo e Melhor Escola. A voz do povo é voz de Deus.
Nas redes sociais, no Youtube, a farra musical teve como ponto alto a ótima Família Passos, que vem estourando nas paradas com suas sátiras políticas. Destaque para a "Marchinha do Arrependimento / Eu Avisei". Impagável!
Nas ruas, a festa do povão foi regida ao som de críticas ácidas ao presidente e ao seu desgoverno. Uma espécie de trilha sonora para o mundo de fantasias e alegorias que surgiram para lembrar os fatos que têm marcado a era Bolsonaro. Foi o carnaval do "cadê Queiroz" e das "laranjas". O povo aproveitou a brincadeira para cobrar. E cobrou pesado.
Em Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Olinda, o carnaval de rua de 2019 foi o carnaval anti-Bolsonaro. Nas ladeiras de Olinda, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, que fica no Recife e faz um trabalho paralelo aos bonecos de Olinda, inventou de criar bonecos do presidente e da primeira-dama Michelle e coloca-los para pular no meio da festa. O resultado foi uma chuva de latas de cerveja ao som de uma vaia estrondosa. Por várias vezes, o desfile precisou ser interrompido para "limpar' os bonecos e acalmar os ânimos.
E eis alguns dos destaques da folia deste ano, nas ruas das principais capitais onde rolou a festa:
Rio de Janeiro - "Doutor, eu não me engano / o Bolsonaro é miliciano"
Salvador – "Ei, Bolsonaro, vai..."
Belo Horizonte – Na mesma linha...
São Paulo – Idem
Olinda – "Ai, ai, ai, ai / Bolsonaro é o carai..."
E pensa que acabou? Calma que hoje ainda é terça-feira. É carnaval!
Brasil 247

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;