O Festival de Cinema de Cannes, um dos mais prestigiosos do mundo, mandou um recado claro ao governo brasileiro neste ano de 2019 premiando dois filmes produzidos aqui e um terceiro que tem como produtor um brasileiro, fato inédito.

O fato inédito mostra que o mundo está de olho no que acontece com o Brasil, governado por um presidente machista, xenófobo, que está destruindo a cultura brasileira, da mesma maneira que destrói outros setores da economia do país.


Os premiados foram Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com o Prêmio Especial do Júri pelo filme Bacurau.

Karim Aïnouz, foi premiado com o melhor filme da seção Um Certo Olhar, com o filme "A Vida invisível de Eurídice Gusmão".

Como coincidência, todos os premiados são nordestinos; os dois primeiros, pernambucanos, e o outro, cearense.

Além deles, fora da programação oficial, o filme “The Lighthouse” ganhou prêmio da crítica. O longa é dos Estados Unidos, mas tem o brasileiro Rodrigo Teixeira como produtor.

Evidentemente, nesta análise não vai nenhum juízo de valor sobre os filmes, que não vi, mas que devem ser de qualidade não apenas pelo histórico dos realizadores como pela excelência do festival.

Quero destacar, nesses infames tempos bolsonaros, que o mundo diz não ao governo de várias formas, como recentemente quando prefeitos de Nova York e Dallas se recusaram a receber Bolsonaro, como agora com a premiação, no momento em que o governo ataca o financiamento do cinema e das artes e cultura brasileiras.


Blog do Mello

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads