Bolsonaro e Carlos Nagem

Carlos Victor Guerra Nagem é amigo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) há quase 30 anos. Nesta semana, a amizade de longa data foi coroada com a nomeação no cargo de assessor especial da presidência da Petrobras. O salário gira em torno de R$ 55 mil.

Em fevereiro deste ano, Carlos Nagem foi reprovado na avaliação para assumir uma gerência executiva da Petrobras. Ao contrário da gerência executiva, a assessoria da presidência não tem como pré-requisito a experiência em cargos de chefia.

Como noticiou Pragmatismo Político em janeiro, a indicação de Carlos Nagem para a gerência executiva foi defendida por Bolsonaro, mas barrada pelo comitê interno que analisa as nomeações, já que o amigo do presidente não cumpria os pré-requisitos mínimos para a função.

A nomeação causou polêmica e chegou a ser questionada por sindicatos, que alertaram sobre descumprimento do plano de cargos da companhia. Na época, o presidente da Petrobras negou motivação política na indicação.

Durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro repetiu dezenas de vezes o chavão “a farra vai acabar” — a expressão referia-se, entre outras coisas, ao fim de nomeações políticas para cargos públicos. No entanto, ao assumir o poder, o presidente manteve as fórmulas que criticava em seus antecessores.

Petrobras


Em nota, a Petrobras afirma que Carlos Nagem atuará em projetos especiais da área de Inteligência e Segurança Corporativa, entre os quais o programa de proteção de dutos.

A estatal afirma ainda que Nagem é mestre em administração pela Coppead/UFRJ e leciona há dez anos no ensino superior. Ele é capitão tenente reserva da Marinha.

Nagem já se candidatou pelo PSC duas vezes sob a alcunha Capitão Victor, mas não conseguiu votos suficientes para se eleger. Em 2002, disputou vaga de deputado federal pelo Paraná e, em 2016, se candidatou a vereador em Curitiba.

“É um homem, um cidadão que conheço há quase 30 anos. Um homem de respeito, que vai estar à disposição de vocês na Câmara lutando pelos valores familiares. E quem sabe no futuro tendo mais uma opção para nos acompanhar até Brasília”, disse Bolsonaro em 2016 ao pedir votos para o amigo.



Pragmatismo Político

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads