Uma forte tempestade geomagnética está atingindo a Terra desde o passado sábado (31 de agosto), segundo cientistas.
Os cientistas do laboratório de astronomia de raios-X do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia informaram que a tempestade alcançou rapidamente o nível de dois pontos na escala de 1 a 5, estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).
Eles também explicaram que a atual tempestade foi prevista com antecedência devido à aproximação de uma rápida corrente de vento solar da Terra.
Enorme campo magnético ao redor da Terra
Outra surpresa foi sua potência, já que o prognóstico contemplava apenas "uma tempestade de primeiro nível", o que seria comum para esta época do ano.
O aumento da velocidade do vento solar, assim como a temperatura do plasma cósmico, também superaram os índices esperados.
Atualmente, está diminuindo gradualmente para seus valores originais, embora a alta velocidade da corrente de vento solar e a situação estável do Sol sugiram que a situação se repita entre 27 e 28 de setembro.
Esta tempestade magnética é a segunda mais poderosa dos últimos oito meses, a primeira foi registrada em maio, quando a magnitude passou de 3 para 5, o que afetou o bem-estar das pessoas.
Sputnik Brasil
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;