O escritor Steven Levitsky, autor do best-seller Como as Democracias Morrem (Zahar) e professor da Universidade de Harvard diz que a insistência de Jair Bolsonaro de elogiar a ditadura militar enfraquece o consenso democrático no Brasil.
247 - Em entrevista à coluna de Jamil Chade, o escritor deixa claro que, hoje, é a debilidade e a inépcia do presidente que tem evitado que ele cause um dano ainda maior à democracia no país.
Desde que assumiu, Bolsonaro vem repetindo elogios a governos militares do Brasil e do Cone Sul, além de insistir que não houve um golpe em 1964.
"Nunca é bom para a democracia quando a elite política abertamente abraça práticas autoritárias", disse o autor. "Em parte, por isso ter um impacto na opinião pública", explicou.
"Quando pessoas eleitas e pessoas influentes abertamente elogiam e legitimam comportamentos não-democráticos, seja tortura, assassinatos extra-judiciais, ou golpes, é mais fácil para a sociedade aceitar", indicou.
Inepto
O professor de Harvard acredita que o Bolsonaro tem mais semelhança com Donald Trump que com o húngaro Viktor Orban, considerado por Levistky como o autocrata mais sofisticado do atual século.
Ao contrário de Orban, Bolsonaro "não é o autocrata mais sofisticado do século 21". "Como Trump, ele é bastante inepto em muitos aspectos. Ele não é especialmente disciplinado, ele não tem feito um bom trabalho na construção e manutenção de uma coalizão e, como resultado, ele não é muito popular", disse.
Brasil 247


Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;