.Por Susiana Drapeau.
O Queiroz sumiu, mas o porteiro do condomínio Vivendas da Barra também sumiu. São coincidências, mas na investigação dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes há inúmeros sumiços de testemunhas e há algo mais importante: aparições de testemunhas falsas por livre e espontânea vontade para atrapalhar e confundir a investigação.
E se o ‘Seu Jair’ for apenas mais um elemento para confundir e proteger o verdadeiro mandante do assassinato?
É uma cartada arriscada, mas também é uma cartada que pode proteger o verdadeiro mandante do assassinato. Isso porque se o ‘Seu Jair’ for um elemento verdadeiro, isso comprovaria o envolvimento de Bolsonaro ou de seus familiares no assassinato de Marielle. Bastaria então investigar qual exatamente essa participação. Caso resolvido.
Mas isso parece muito óbvio. Vale o esforço de pensar, como um detetive, que o ‘Seu Jair’ é um elemento falso para atrapalhar as investigações.
Para atrapalhar a investigação, um PM acusou o vereador Marcelo Siciliano (PHS) e o ex-PM Orlando Araújo, o Orlando Curicica, de terem atuado como mandantes na morte de Marielle, mas depois se descobriu que o testemunho era falso. As reações de indignação do vereador Marcelo Siciliano pareciam realmente verdadeiras na época. E essa prisão foi um golpe duro no processo que tentava esconder os verdadeiros mandantes do assassinato.
Perceba que ao aparecer com ênfase e certeza na boca do porteiro a expressão ‘Seu Jair’, a investigação se complicou ainda mais e, ao envolver pessoas com foro privilegiado, impediu o avanço sobre provas importantes.
O que todo mundo já percebeu é que o mandante dos assassinatos de Marielle e Anderson parecem ter aliados dentro do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia carioca. Esses aliados tentam atrapalhar ou atrasar as investigações. Parece haver uma disputa difícil entre os agentes públicos atuando para a sociedade os que atuam em defesa dos assassinos dentro desses órgãos. O ex-ministro da Segurança Pública, Raul Julgmann, já havia informado em novembro de 2018 que os mandantes são pessoas ‘poderosas’ no Rio de Janeiro.
Um dos elementos que indicam que o ‘Seu Jair’ pode ser um elemento falso veio da própria Rede Globo, após a publicação da reportagem do Jornal Nacional sobre o caso. O diretor da Globo, Ali Kamel, tornou público que “uma fonte absolutamente próxima da família” do presidente da República procurou a emissora em Brasilia para dizer que ia estourar uma “grande bomba” sobre a investigação do Caso Marielle.
Veja essa frase de Ali Kamel: ” Confirmar se o caso realmente tinha ido parar no Supremo tornava tudo mais importante, pois o conturbado Caso Marielle poderia ser paralisado“. Talvez essa tenha sido a intenção do “Seu Jair” aparecer, mas isso é apenas uma hipótese.
É preciso proteger a vida do porteiro do Condomínio Vivendas da Barra, não só porque ele pode estar dizendo a verdade, mas também porque pode estar mentindo.
Carta Campinas

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;