Em entrevista ao veículo francês Brut., ex-presidente disse que Bolsonaro não entende as necessidades da população

Brasil de Fato | São Paulo (SP)


Portal francês Brut. publicou entrevista com o ex-presidente Lula no último dia 5. / Ricardo Stuckert


A América Latina passa por “um novo sopro de democracia”, avaliou o ex-presidente Lula em entrevista ao portal francês Brut. A afirmação é uma referência às manifestações populares no Chile, à volta do peronismo na Argentina e às eleições do Uruguai, que tem a coalizão de esquerda Frente Ampla na disputa do segundo turno.

Lula acredita que, assim como no Chile, o povo brasileiro se levantará em algum momento: “A democracia não é um pacto de silêncio, é uma sociedade em evolução lutando por mais conquistas”.

O petista constatou que a sociedade está percebendo que o neoliberalismo não traz soluções para a crise. “Toda vez que alguém neoliberal quer resolver a crise, ele aumenta a crise em cima dos trabalhadores: mais desemprego, menores salários, menos renda. O povo começou a se levantar contra isso”.

Brasil de volta ao século 19
O ex-presidente lembrou que a Reforma da Previdência do ministro da economia Paulo Guedes foi inspirada no modelo chileno. Segundo ele, esta é uma das piores coisas feitas até o momento pela gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O líder político afirmou que Bolsonaro está trazendo de volta o trabalho escravo no país. “O trabalhador não tem jornada de trabalho, não tem documento registrado, não tem direito à assistência médica… Daqui a pouco, ele não tem direito à aposentadoria. É o Brasil voltando ao século 19”.

Somado a isso, Lula citou o impacto causado pela saída dos médicos cubanos do programa “Mais Médicos”; e a tentativa de privatização de empresas públicas com algumas das ações mais graves do governo.

Questionado sobre possíveis medidas positivas do atual governo, Lula disse ser difícil responder e advertiu: “[Jair Bolsonaro] deveria estar preocupado com as 210 milhões de pessoas, com a geração empregos. Isso porque, é o emprego que dá cidadania às pessoas. Entretanto, ele fica dando show para os milicianos, os quais ele tão bem representa”.

O ex-mandatário observou ainda que o descaso com a população brasileira está evidenciado na forma como o presidente trata a região amazônica.

São aproximadamente 25 milhões de pessoas nos estados da Amazônia Legal segundo o Censo Demográfico de 2010 do IBGE. Para Lula, o desenvolvimento da Amazônia deve levar em conta a qualidade de vida das pessoas e o respeito ao meio ambiente.

Confira abaixo a entrevista completa:

Edição: Katarine Flor


Brasil de Fato

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads