Arqueólogos encontraram dois enormes túmulos reais da Idade de Bronze no sul da Grécia, com vários objetos de ouro.


No sul da Grécia, na região do Peloponeso, foram descobertos dois colossais túmulos reais que datam de há cerca de 3.500 anos, anunciou o Ministério da Cultura grego na terça-feira (17). As escavações foram realizadas perto de um palácio na cidade de Pilos por dois arqueólogos da Universidade de Cincinnati, EUA.
A descoberta remonta à civilização micênica, período das epopeias de Homero.

Os túmulos característicos desse período se chamam "tolos" (edifícios circulares), com câmaras subterrâneas revestidas de pedras e cobertas por uma falsa cúpula de sacada. Estes túmulos eram muito divulgados nesta época e estavam reservados para a realeza.


Túmulos forrados a ouro, descobertos por arqueólogos na Grécia

As pesquisas revelaram que as cúpulas foram cedendo ao longo dos anos, de modo que as câmaras estavam cheias de escombros. O maior dos túmulos tem um diâmetro de 12 metros e suas paredes possuem uma altura de 4,5 metros, menos de metade de sua altura original, enquanto o outro tem um diâmetro de 8,5 metros e apenas dois metros de altura.

Entre os objetos funerários foram encontrados um anel e um amuleto, ambos feitos de ouro, representando uma antiga deusa egípcia, o que mostra as relações comerciais e culturais na Idade do Bronze.

Joia de ouro da deusa egípcia Hathor, encontrada no túmulo de 3.500 anos, perto da cidade grega de Pilos

Os mesmos arqueólogos encontraram em 2015, em uma área próxima, o local de sepultamento de um guerreiro, onde foram achados diversos objetos de ouro e prata, joias e uma longa espada de bronze que se acredita terem pertencido a um dos primeiros reis de Pilos.

© AP PHOTO / GREEK CULTURE MINISTRY
Pingente de ouro da deusa egípcia Hathor, encontrado no túmulo de 3.500 anos, perto da cidade grega de Pilos

Esta descoberta, tal como as mais recentes, poderá lançar luz sobre as origens da civilização micênica, que antecedeu a civilização clássica grega.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads