Por Lauriberto Pompeu

Divulgação/Banco do nordeste
O Banco do Nordeste é uma das instituições que são objeto de negociação entre Bolsonaro e Centrão Divulgação/Banco do nordeste

A troca de comando do Banco do Nordeste foi confirmada em nota à imprensa enviada pela instituição de fomento. O administrador Alexandre Cabral assume o comando do banco estatal. “A posse ocorre na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, nesta terça-feira, 2”, diz trecho da nota do banco estatal.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

A mudança foi articulada pela bancada do PL no Ceará, estado onde o banco é sediado, e faz parte do processo de aproximação do presidente Jair Bolsonaro com os partidos do Centrão, bloco informal de centro e direita.

O PL é comandado informalmente pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, que participou do esquema do mensalão.

Alexandre Cabral já foi presidente da Casa da Moeda e trabalhou na Secretaria de Turismo do Ceará. Ele substitui Romildo Rolim, que estava no posto desde a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) e foi indicado pelo ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE).

É o primeiro cargo sob a alçada do Ministério da Economia entregue ao Centrão. No começo de 2019, o discurso de Paulo Guedes ia no sentido de extinguir o banco e incorporá-lo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES).

Outros cargos já entregues ao Centrão

Bolsonaro já  atendeu a outras demandas das siglas. Na segunda-feira (1 ), o governo  trocou  a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação. O novo presidente do FNDE é Marcelo Lopes, ex-chefe de gabinete do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

Também foi nomeado Garigham Amarante Pinto para a Diretoria de Ações Educacionais do FNDE. Garigham trabalhava há mais de dez anos como assessor técnico da liderança do PL na Câmara.

Na última sexta-feira (29), a presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, foi entregue para o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Geovanne Gomes da Silva, indicado pelo líder do PSD na Câmara, Diego Andrade (MG).

Fernado Marcondes Leão foi para o comando do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (DNOCS). Ele foi indicado pelo líder do PP, Arthur Lira (AL), em acordo com o deputado Sebastião Oliveira (PL-PE), que vai sair do PL e ir para o Avante.

O presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), indicou o advogado Tiago Pontes, que foi nomeado para a Secretaria de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Em nível regional o PSC  emplacou um aliado no comando da Companhia de Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Pernambuco. O escolhido para a CBTU do Recife é Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que foi secretário municipal no interior do estado.

O advogado Alex Machado Campos foi nomeado no fim de abril para uma das diretoria da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Campos Machado é próximo do deputado André de Paula (PSD-PE), que foi líder da sigla ano passado. No entanto a indicação é creditada ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, de quem Campos Machado foi chefe de gabinete.


Congresso em Foco

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads