Texto por: RFI
Os Estados Unidos ordenaram o fechamento do consulado chinês de Houston para "proteger a propriedade intelectual americana", segundo o Departamento de Estado do país. A China considerou a decisão uma "provocação" e ameaça com represálias.
“A Convenção de Viena diz que os diplomatas devem respeitar as leis e regras do país hospedeiro e têm o dever de não interferir nos assuntos interiores do Estado”, disse a porta-voz do Departamento de Estado americano Morgan Ortagus, sem mais detalhes sobre as razões precisas do fechamento.
“Nós ordenamos o fechamento do consulado da República Popular da China para proteger a propriedade intelectual americana e informações privadas dos americanos”, declarou.
A decisão foi tomada em meio ao aumento das tensões entre os dois países em diversos assuntos: a controvertida Lei de Segurança Nacional imposta a Hong Kong, acusações de espionagem e a situação da minoria muçulmana dos uigures na região de Xinjiang.
“Os Estados Unidos não tolerarão violações de nossa soberania e intimidações de nosso povo pela China, da mesma maneira que não toleramos as práticas comerciais injustas, o roubo de empregos de americanos e outros comportamentos flagrantes. O presidente Trump insiste sobre a justiça e a reciprocidade das relações sino-americanas”, afirmou ainda a porta-voz, em uma declaração publicada na imprensa.
“Provocação”
“Trata-se de uma provocação política, decidida unilateralmente pela parte americana, que viola o direito internacional”, denunciou à imprensa o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.“A China condena firmemente esta ação escandalosa e injustificada”, disse o representante, que ameaçou Washington com “represálias”.
Segundo a imprensa em Houston, os bombeiros foram chamados na terça-feira porque documentos teriam sido queimados dentro do edifício do consulado. A polícia da cidade indicou no Twitter que uma fumaça foi vista, mas que não foi autorizada a entrar no prédio.
A China tem cinco consulados nos Estados Unidos.
Com informações da AFP
RFI

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;