Em nova pesquisa do Ipespe, ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida presidencial de 2022. Foto: Ricardo Stuckert (Agência PT). |
Estudo divulgado nesta sexta-feira (25) apontou que ex-presidente Lula segue como nome com maior intenção de votos, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
por Suzana Souza, Vinícius Lucena
My News
3-4 minutos
3-4 minutos
Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) apontou que o ex-presidente Lula (PT) manteve a vantagem em relação aos outros pré-candidatos à presidência. O petista tem 43% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro (PL), que soma 26%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam dentro da margem de erro, com 8% e 7%, respectivamente.
Na pesquisa espontânea, as variações também aconteceram dentro da margem de erro. Lula foi citado por 35% dos entrevistados, enquanto o presidente Bolsonaro foi mencionado por 25% das pessoas. Moro e Ciro foram citados por 4% e João Doria (PSDB) por 1%. Felipe D’ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) não pontuaram.
O estudo também aferiu a probabilidade de voto dos entrevistados. Nesse quesito, Bolsonaro é o pré-candidato com maior rejeição: 62% “não votariam de jeito nenhum” no atual chefe do executivo. Sobre Lula, 43% dos entrevistados afirmaram que votariam “com certeza”.
De acordo com o Ipespe, a metodologia utilizada pelo instituto foi entrevistas via telefone com mil pessoas entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2022. Participaram eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.
A margem de erro máxima estipulada pelo instituto foi de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. A interpretação é que a cada 100 pesquisas realizadas, pelo menos 95 apontariam resultados dentro da margem estipulada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Avaliação do governo Bolsonaro
O estudo também questionou a percepção dos eleitores sobre o desempenho do governo Bolsonaro. Nesse parâmetro, 53% dos entrevistaram disseram considerar a atual gestão federal como ruim ou péssima, 25% acreditam que seja ótimo ou bom e 21% consideram regular. Um percentual de 1% dos entrevistados disse não saber ou não querer responder à pergunta.Já a reprovação do governo teve um índice mais alto: 63% das pessoas informaram que desaprovam o governo Bolsonaro 31%. Outros disseram aprovam e 6% não sabem ou não responderam à questão.
Quando perguntados sobre a atuação do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia da Covid-19, 56% dos entrevistados disseram considerar como ruim ou péssima, 25% como ótima ou boa e 19% como regular. Outro 1% não soube ou não quis avaliar.
canalmynews.com.br
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;