Mercado Público de Porto Alegre (RS) durante enchente de 2024Crédito: Wilton Junior/Estadão Conteúdo - 11.mai.2024
Mercado Público de Porto Alegre (RS) durante enchente de 2024
Crédito: Wilton Junior/Estadão Conteúdo - 11.mai.2024

Análises indicam que áreas da capital gaúcha podem ficar inundadas até junho


Guilherme Gama
cnnbrasil.com.br
2–3 minutos
O nível do Guaíba chegou a cota de 5,10 metros, a mais baixa dos últimos dois dias, na noite desta quarta-feira (15). Ainda que acima dos 5 metros, as medições indicam que o momento é de vazão, após a nova subida da madrugada desta terça-feira (14), quando as águas atingiram 5,27 metros.

Esse pode ser o começo do fim da enchente em Porto Alegre, segundo a análise da MetSul Meteorologia. No pico da enchente, em 5 de maio, a cota do Guaíba atingiu 5,33 e agora está em tendência de queda.

O ponto final das enchentes não deve acontecer nem amanhã, depois de amanhã ou mesmo na próxima semana, conforme a análise. “Será um processo longo e demorado que vai durar ainda algumas semanas”, alertam os especialistas.

A previsão é de que, em junho, áreas da cidade ainda tenham água acumulada, ainda que em condições melhores que as atuais vivenciadas na capital. Ao nível de comparação, a enchente de 1941 durou mais de um mês e foi menor do que a atual.

A Lagoa dos Patos registrou a cota de 2,58 — 68 cm acima do nível do Cais, na tarde desta quarta-feira (15), segundo a Prefeitura de Rio Grande. O cota acima do normal também torna a vazão do Guaíba mais lenta.

Os modelos de previsões do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicam que o Guaíba deve ficar acima dos 4 m durante a semana.
Novas chuvas

A cidade ainda deve enfrentar mais chuva neste mês, o que pode retardar o alívio da situação. Ventos do Sul também devem dificultar o escoamento e a normalização da situação.

Segundo a MetSul, o grande volume de água que já desceu para o Sul na Lagoa dos Patos e ainda pode ocorrer o repique dos rios dos últimos dias — o processo de baixa do Guaíba deve ser lento e gradual.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads