Sinais de retomada envolvem novos investimentos da Petrobras, construção de plataformas e renovação da frota da Transpetro






jornalggn.com.br
Redação Jornal GGN

4–5 minutos



 

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR
 
O jornalista Luis Nassif entrevistou na noite de terça (25) o deputado federal Alexandre Lindenmayer (PT-RS), que falou sobre a retomada dos investimentos na indústria naval brasileira no governo do presidene Lula.

Para Lindenmayer, o país teve um grande desenvolvimento no setor naval entre 2003 e 2014, gerando empregos e promovendo aprendizado tecnológico. No entanto, mudanças políticas e o desinvestimento da Petrobras, nos indos dos governos Temer e Bolsonaro, enfraqueceram os estaleiros, afetando empregos e a economia.

Lindenmayer criticou a dependência do Brasil de importações e da rodovia como principal meio de transporte, argumentando que investir na indústria naval fortalece a soberania nacional. Ele cita o exemplo do Estaleiro Atlântico Sul, que alcançou competitividade internacional, mas foi prejudicado pelas políticas de desinvestimento.


“Dentro de um país continental, se nós não tivermos a capacidade, a independência de transporte, simplesmente [gente] lá de fora [pode] fechar – digamos, de forma até remota, dentro das tecnologias que temos hoje nas novas embarcações – ‘desligar a chave’ e nós entrarmos em colapso”, disse

“Ainda mais um país gigante como o nosso, com 5.800.000 km de águas oceânicas, um país dessa magnitude, se tornar refém meramente da rodovia, isso é um equívoco.”

Atualmente, há sinais de retomada, com novos investimentos da Petrobras, construção de plataformas e renovação da frota da Transpetro, o que pode gerar milhares de empregos. Além disso, iniciativas como a construção de barcaças e navios para a região amazônica indicam novas oportunidades para a indústria naval.

Outros temas abordados incluem o setor de embarcações de lazer, que cresce em Santa Catarina, e a indústria de defesa naval, que também sofreu impactos com as mudanças políticas. Lindenmayer defende políticas de estímulo à produção nacional e a importância estratégica do setor para o desenvolvimento do Brasil. 


LULA ASSINA CONTRATAÇÃO DE QUATRO NAVIOS


Na última segunda (24), o presidente Lula assinou a contratação de quatro navios e disse que “é apenas o começo” para recuperar indústria naval, com utilização de conteúdo nacional na produção das embarcações.

O contrato da Transpetro, subsidiária da Petrobras, com o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren, visa a aquisição de quatro navios da classe handy, com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação. O investimento faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da Petrobras.

O presidente Lula defendeu o fortalecimento da indústria naval brasileira, destacando a importância da fabricação local de embarcações para reduzir a dependência de importações e aumentar a competitividade no comércio internacional. Ele também reforçou a necessidade de qualificação da mão de obra e investimentos no setor.

Em 2024, o setor naval recebeu R$ 30,8 bilhões do Fundo da Marinha Mercante para mais de 430 projetos, impulsionando a construção e modernização de embarcações e infraestrutura portuária.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads