Maiores fontes de importação de aço dos EUA são Canadá, Brasil e México, seguidos por Coreia do Sul e Vietnã

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O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (9), que vai cobrar, a partir desta segunda-feira (10), tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio. Ele divulgou a medida a repórteres no avião presidencial, durante viagem a Nova Orleans para assistir ao Super Bowl.

Trump disse que “qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”. Depois, complementou que o alumínio também seria taxado.

Durante seu primeiro mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, mas depois concedeu a vários parceiros comerciais cotas isentas de impostos, incluindo Canadá, México, e Brasil.

O ex-presidente Joe Biden estendeu essas cotas para Reino Unido, Japão e União Europeia, e a utilização da capacidade das usinas siderúrgicas dos EUA tem caído nos últimos anos.

De acordo com dados do governo e do American Iron and Steel Institute, as maiores fontes de importação de aço dos EUA são Canadá, Brasil e México, seguidos por Coreia do Sul e Vietnã.

Segundo informe da Câmara de Comércio Brasil-EUA publicado na coluna de Jamil Chade no UOL, apenas em 2024 “o Brasil vendeu US$ 11,4 bilhões no setor de ferro e aço para o mundo, sendo que 48,0% (US$ 5,7 bilhões) foram direcionadas para os Estados Unidos, e US$ 1,6 bilhão no setor de alumínio, sendo 16,8% (US$ 267,1 milhões) aos Estados Unidos”. 


 

Tarifas recíprocas


O presidente norte-americano ainda afirmou que anunciará tarifas recíprocas durante a semana. As medidas entrarão em vigor quase imediatamente. Segundo ele, haverá uma coletiva de imprensa até a próxima quarta-feira (12) para fornecer informações detalhadas sobre o plano de tarifas recíprocas.

“De forma muito simples, se eles nos cobrarem, nós os cobraremos”, disse Trump sobre o plano de tarifas recíprocas.

Um dos alvos de Trump é a União Europeia. Nos últimos dias, o republicano tem feito crítica ao fato de que o bloco econômico adota uma tarifa de 10% sobre as importações de automóveis norte-americanos, enquanto os Estados Unidos impõem uma taxa de 2,5% sobre os mesmos produtos europeus.



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