Reproduzo, abaixo, o Manifesto de Desagravo aos Nordestinos endossado pelas centenas de pessoas que se reuniram no último dia 11 na Câmara Municipal de São Paulo. A redação é do vereador Francisco Chagas (PT-SP).
*
Logo após o anúncio da vitória da Presidente Dilma Rousseff, várias mensagens começaram a ser postadas nas Redes Sociais, como o Twitter e o Facebook, manifestando expressões xenofóbicas, racistas e preconceituosas dirigidas ao povo nordestino. Atos como estes são inadmissíveis e criminosos, pois atribuem aos nordestinos e aos membros das coo BLOG CIDADANIAmunidades indígena e negra “a culpa” pela derrota do candidato do PSDB, José Serra.
Não podemos permitir que, depois de uma decisão que resultou de um processo democrático – a eleição de Dilma Rousseff -, a sociedade brasileira seja “bombardeada” por declarações promovidas por pessoas movidas pelo ódio e pela intolerância.
A nossa sociedade não pode, em hipótese alguma, concordar com esse tipo de atitude. Nosso país que já foi ultrajado por 400 anos de escravidão e, durante muito tempo, produziu um desenvolvimento centralizado nas regiões Sudeste e Sul, não deve permitir que essas ideologias promovam a eugenia no meio do povo brasileiro.
Não podemos concordar com manifestações dessa natureza e deixar que atitudes terríveis, sórdidas, violentas e preconceituosas tomem conta do pensamento nacional. Vale lembrar que a prática de racismo e preconceito constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a prisão de 2 a 5 anos, quando cometidos através dos meios de comunicação social, como é o presente caso.
Dessa forma, estes fatos são gravíssimos, pois anunciam uma banalização de práticas de discriminação racial e incitação ao ódio de classe, de etnia ou de origem regional entre parcelas da sociedade brasileira.
Para que manifestações como essas não se repitam no Brasil, no dia 4 de novembro de 2010 foi protocolada uma representação junto ao Ministério Público Federal, em São Paulo, onde constam os nomes de 94 pessoas com a identificação de seus endereços eletrônicos e perfis na rede mundial de computadores e as respectivas ofensas proferidas por elas.
Hoje é um dia muito especial, porque nos dá a oportunidade de declararmos, através de um Ato público e democrático, o repúdio às ofensas proferidas aos nordestinos, negros e índios que foram cruelmente disseminadas na Internet.
Assim, solicitamos a investigação dos órgãos competentes e exigimos a punição exemplar dos responsáveis por esses abusos.
Este Manifesto foi aclamado e subscrito por Parlamentares e Entidades da Sociedade Civil presentes neste Ato, promovido pelo Vereador Francisco Chagas, no Plenário 1º de Maio, na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 11 de novembro de 2010.
"
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;