do Portal MST


No próximo domingo (23/10), o MST lança o livro "Nossa marcha, nossa casa, nossa vida" com imagens da luta pela Reforma Agrária e depoimentos de homens, mulheres e crianças de acampamentos e assentamentos alagoanos.


O lançamento acontece durante a 5ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, às 19h30, no estande da Edufal, no Centro de Convenções de Maceió.


O livro é um rico retrato deste povo que marcha. Desde os primórdios da humanidade, os povos têm entrado em marcha, por sua liberdade, por sua sobrevivência. Diferente de uma simples caminhada, uma marcha leva o povo a seu objetivo coletivo.


Dois anos depois da última marcha realizada pelo MST de Alagoas em 2009, a Marcha Estadual por Reforma Agrária e Soberania Popular, as imagens desta luta, registradas pelo fotógrafo alagoano Raul Spinassé, ilustram a maioria das páginas da publicação a ser lançada.


Neste domingo, o clima próprio da alegria Sem Terra estará presente na Bienal do Livro, com a presença de um contingente de 200 trabalhadores rurais. Grande parte deles são da turma do PróJovem Campo Saberes da Terra, que iniciou sua segunda etapa de formação em nível médio esta semana, em Atalaia.


Durante a celebração do lançamento de Nossa marcha, nossa casa, nossa vida, os agricultores trazem a mística Sem Terra à Bienal, momento de sensibilização e síntese simbólica da edição deste livro.


O MST reivindica mudanças na configuração agrária do país, mas também transformações em todas as esferas da sociedade, com vistas a igualdade e justiça social, seja objetivamente ou no campo das idéias. Por isso, tem como referência de construção do conhecimento, a perspectiva do povo, conhecimentos culturais trazidos de geração a geração, perspectiva que hoje ocupa também o ambiente acadêmico.


A 5ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada no período de 21 a 30 de outubro de 2011. A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas. O patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads