Grupo é apontado em esquema que envolve fraude de contratos esportivos e negociações com pagamentos a cartolas do futebol. PGR encaminhou a denúncia ao MPF do Rio de Janeiro.


Após pedido assinado pelo PT, PDT e PSOL, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou uma denúncia contra a Rede Globo ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ). Segundo informado na última quinta-feira (23), os três partidos também entraram com uma representação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em que acusa o Grupo Globo de ter ferido a lei de Defesa da Concorrência no caso Fifa.

A representação solicita a investigação de possíveis crimes cometidos, que caso confirmados, recomenda que o Ministério da Ciência e Tecnologia que casse a concessão da TV, por supostamente infringir a Lei Geral de Telecomunicações. O documento tem como base as acusações feitas por Alejandro Burzaco, reveladas durante depoimento em julgamento do ex-presidente da CBF (Conferação Brasileira de Futebol) José Maria Marin e outros cartolas, em Nova Iorque.

Burzaco afirma que a Globo, juntamente a Televisa e sua própria empresa, Torneos e Competencias, pagaram juntas 15 milhões de euros na compra dos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030, além de edições das Copas Libertadores da América e Sul-Americana.

Ao blog do Perrone, o MPF-RJ afirmou, por meio de sua assessoria, que “no momento, a representação está no setor jurídico responsável pela distribuição e designação de procurador. Somente um membro (procurador) poderá fazer a avaliação da representação”.


A Rede Globo nega irregularidades e diz não poder comentar o fato por ainda não ter sido notificada ou informada oficialmente. Por outro lado, em nota divulgada quando o escândalo veio a público, o grupo afirmou que, após “mais de dois anos de investigação” feita nos EUA, a empresa “não é parte nos processos que correm na Justiça americana”. O grupo disse ainda que conduziu “amplas investigações internas” desde que o escândalo da Fifa foi revelado, em 2015. Nelas, ainda segundo o comunicado, foi apurado que o Grupo Globo “jamais realizou pagamentos que não os previstos no contrato. Mas aproveitamos para reafirmar o que já dissemos, que o Grupo Globo não pratica nem tolera qualquer tipo de propina e está sempre à disposição das autoridades”.

Foto: Reprodução/ TV Globo



Portal Fórum





Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads