Quem é o inimigo do povo brasileiro? Já houve tempo em que achamos que era o Cunha. E que se ele fosse preso ficaríamos livres do grande obstáculo à nossa evolução como indivíduos e como nação. Mas Cunha foi preso e tudo continuou na mesma.


Achamos às vezes que o grande inimigo é Temer e que ele é a fonte de todo o mal. Depois achamos que é Gilmar, que é Moro. Mas quem é o maior inimigo dos brasileiros? É a Carmen Lúcia?

Podemos dizer que cada um deles é um grande inimigo dos brasileiros, o que constatamos neste ano mais claramente. Mas o inimigo mais forte é outro, pois cada um deles, individualmente é um tigre de papel. O grande inimigo é o neoliberalismo cuja agenda eles executam.

O neoliberalismo não é apenas um pensamento econômico nem se resume apenas no conceito do estado mínimo; é o novo nome do totalitarismo. Ele parte do conceito de que o Estado deve funcionar como empresa.


O estado-empresa ocupa o lugar do estado de bem estar social. Agora é diferente. Cada um é cada um e sobrevive o mais forte. O Estado não tem que cuidar das pessoas, as pessoas é que tem que cuidar do estado.




Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads