© AP Photo / Julius Nielsen via AP
O tubarão-da-Groenlândia teria por volta de 512 anos. Cientistas acreditam que animal tenha nascido por volta de 1505.
Os centistas acreditam ter encontrado o vertebrado vivo mais antigo do mundo. O animal seria mais velho que Shakespeare, ou seja, teria nascido no início do século XVI.
Como o tubarão-da-Groenlândia cresce somente 1 cm por ano, os cientistas calcularam sua idade com base em seu tamanho, atualmente 5,5 m, e datação por radiocarbono. Sendo assim, o animal teria entre 272 e 512 anos.
Para o professor responsável pelas pesquisas, Kim Praebel, tais tubarões são verdadeiras "cápsulas do tempo" vivas, informou o The Sun.
Ao total, os cientistas estudaram 28 tubarões-da-Groenlândia. O animal supostamente já existia quando a independência dos Estados Unidos, as guerras napoleônicas e o naufrágio do Titanic ocorreram.
Embora os cientistas nunca tenham visto o animal caçando, acredita-se que o tubarão-da-Groenlândia se alimente de peixes. No entanto, restos de rena e de cavalo foram encontrados em seus estômagos.
Além de viver tempo demais, o animal é considerado uma iguaria na Islândia, embora sua carne seja venenosa, exigindo trato especial.
A existência de tais animais poderá ajudar os cientistas a analisarem os efeitos da poluição do mar ao longo dos séculos. Isto porque alguns tubarões de tal espécie supostamente já viviam antes da Revolução Industrial.
O DNA mitocondrial do animal tem sido observado através do uso de pequenas baterias em seu corpo. O estudo do núcleo de suas células poderá também revelar o segredo da longevidade do tubarão. Isto ajudaria os cientistas entender o que determina a expectativa de vida em diferentes espécies, inclusive a humana.
Sputnik Brasil

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;