O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de 55 anos, está infectado com o coronavírus. A informação foi divulgada pelo próprio governo nesta sexta-feira. Hospitais de Londres recebem 'tsunami contínuo' de pacientes em estado grave

Boris Johnson está com coronavírus (Reuters)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, está infectado com o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo próprio governo nesta sexta-feira (27).

Boris Johnson, de 55 anos, está com sintomas leves e vai se isolar. O político conservador afirma que continuará, do isolamento, a liderar os esforços contra a pandemia.

Nas redes sociais, ele afirmou que nas últimas 24 horas ele apresentou sintomas leves e seu teste para a doença Covid-19 foi positivo.

“Nas últimas 24 horas, desenvolvi sintomas leves e tive resultado positivo para coronavírus (…) Estou trabalhando de casa, em autoisolamento, e essa é absolutamente a coisa certa a se fazer. Mas, não tenham dúvidas que, graças à magia da tecnologia moderna, posso continuar a me comunicar com minha equipe e liderar o esforço nacional de combate ao coronavírus”, disse.

Boris agradeceu o sistema público de saúde do Reino Unido por estar trabalhando para ajudar o país a atravessar a pandemia, e reiterou que ficar em casa é fundamental para impedir o espalhamento do vírus.

Segundo um porta-voz do governo, os sintomas apareceram na quinta-feira, um dia após Johnson ter ido ao Parlamento do país para uma sessão de perguntas e respostas. A mídia britânica afirma que outros ministros podem se isolar, por terem tido contato com Johnson.

O anúncio do teste positivo de Boris Johnson ocorre um dia depois que o atual diretor do Serviço Nacional de Saúde britânico (o SUS do Reino Unido) afirmou que os hospitais de Londres estão recebendo um “tsunami contínuo” de pacientes em estado grave.

O governo do Reino Unido foi muito criticado ao adotar, inicialmente, a estratégia de “mitigação” da pandemia e a “imunização de rebanho”, ou infecção de grande parte da população, que na teoria desenvolveria imunidade coletiva com o objetivo de proteger todos os cidadãos.

A estratégia visava “proteger a economia”, a exemplo do que o presidente Jair Bolsonaro e alguns empresários aliados defendem que se estabeleça no Brasil.

O primeiro ministro Boris Johnson só mudou de posição após ser confrontado com um modelo matemático apresentado pelo Imperial College de Londres. O estudo deu um panorama extremamente sombrio de como a doença iria se propagar pelo país, como iria impactar o sistema público de saúde e quantas pessoas iriam morrer.




Pragmatismo Político

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads