![]() |
| Reprodução |
- Viomundo
Da Redação
A pesquisadora Ipsos emitiu sua boca-de-urna final na noite de domingo e prevê que o candidato da esquerda no Peru, o professor Pedro Castillo, vai derrotar a direitista Keiko Fujimori por 50,2% a 49,8%.
No boletim das 11:19 da manhã, Castillo ultrapassou Keiko Fujimori com 46.924% dos votos, contra 46.782%. Haviam sido processadas 94.059% das atas e contabilizadas 92.620%. Castillo agora tem vantagem de cerca de 25 mil votos.
A vantagem de Keiko, que era de 4.761 votos no boletim anterior, foi caindo com o passar do tempo, uma vez que os primeiros votos contados vieram das zonas urbanas do Peru, especialmente de Lima.
Os pouco menos de 8% de votos ainda a serem contabilizados estão chegando das zonas rurais, justamente onde Castillo teve grande vantagem.
O comparecimento às eleições foi de cerca de 75% dos eleitores.
Castillo promete mudar a Constituição para dedicar 20% do PIB à Saúde e à Educação.
O candidato da esquerda pediu calma a seus eleitores, mesmo depois da boca de urna ter sido divulgada por uma rede nacional de TV:
Quero saudar o povo peruano pela sua lealdade, por este feito democrático, pelo seu apoio e também dizer-lhes que devemos manter a calma, devemos ser prudentes. As pessoas são sábias, sabem o que estão fazendo, são inteligentes. Camaradas, irmãos, queridos compatriotas que estão no interior do país, peço a mais ampla prudência, o que ouvimos não é oficial.
viomundo.com.br

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;