Ilustração: Intercept Brasil; Getty Images


Vazamento de áudio de reunião foi um dos estopins para a revolta de sul-africanos contra Edir Macedo.


Gilberto Nascimento@gibanascimento

Um vídeo que circula entre pastores e bispos da Igreja Universal do Reino de Deus na África do Sul foi um dos estopins para a revolta que começa a tomar forma contra Edir Macedo na região. Nele, o atual responsável por todos os países africanos de língua inglesa, o bispo brasileiro Marcelo Pires, estaria orientando pastores a “manipular” os fiéis para que dessem suas casas e seus carros à Universal.

A reunião teria acontecido em maio. Dela participaram líderes provinciais e regionais, segundo membros da Igreja. Na gravação, a voz, atribuída a Pires, dá dicas sobre como usar versículos para convencer fiéis a doarem bens para a Universal.



“Não é difícil para você manipular a oferta para a igreja. Você faz uma campanha, você pega um versículo, pega algo muito atraente aos olhos, e faz as pessoas acreditarem que é bom, presente ou profundo. E eles darão suas casas, seus carros. Não por causa da fé deles, mas porque você falou”, ele diz na gravação.

O Intercept questionou a Igreja Universal sobre o vídeo, mas não houve resposta. Segundo o ex-pastor Luthando Jumba, um dos líderes do movimento dos religiosos dissidentes, a intenção era que os fiéis vendessem seus carros e imóveis e doassem o dinheiro para a igreja.

Em outro vídeo, também encaminhado pelos dissidentes africanos, Pires aparece em um culto colocando o seu ensinamento em prática.

“Deus não dará o Espírito Santo para aqueles que não querem entregar tudo. É por isso que temos a campanha de Abraão no Templo de Salomão. Porque aqui você pega seu envelope e o dinheiro que você usaria para construir seus sonhos, para comprar a casa dos seus sonhos, para comprar o carro dos seus sonhos, para comprar as roupas de seus sonhos. Você vai colocar aqui e você vai dizer: ‘Senhor, para mim, nada é mais importante do que receber seu Espírito’. O dinheiro não vai resolver seu problema. Uma casa nova em folha não resolverá seus problemas”, orienta o bispo.

A gravação, segundo fiéis, teria sido feita em dezembro do ano passado.

De acordo com Jumba, esses vídeos causaram muitos problemas para a Igreja Universal, “porque apareceram na época dos pedidos de sacrifício”, quando a igreja pede mais doações. Agora, ainda segundo Jumba, pastores sul-africanos estariam “sendo revistados como criminosos durante as reuniões” para comprovar que não estariam roubando a igreja.

Os pastores sul-africanos prometem repetir o movimento que ocorreu na Igreja Universal em Angola. Com críticas semelhantes ao império religioso de Edir Macedo, os angolanos denunciaram práticas de crimes para as autoridades locais e tomaram o controle da Universal no país. O governo de Angola reconheceu a mudança de comando na igreja, conforme o Intercept revelou.

Lideranças da Reforma, como ficou conhecido o movimento em Angola, afirmam que a revolta deve se repetir em outros países africanos. “A África acordou. É o momento de dar um basta. O continente tem de ser respeitado. Os irmãos de língua inglesa da África do Sul já estão aderindo”, afirma o ex-pastor angolano Tavares Armando, um dos líderes do movimento, em um vídeo. “A Reforma vai ocorrer em todos os países. E é irreversível. Onde existe a Igreja Universal existem os mesmos problemas, como discriminação e a opressão”, confirma o ex-bispo Felner Batalha, líder da Reforma.

theintercept.com


Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem