Caique Lima
diariodocentrodomundo.com.br
2–3 minutos
O Sudoeste da Amazônia se tornou a região com maiores emissões de gases de efeito estufa no planeta nos últimos cinco dias, segundo dados do Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia. O projeto aponta que a condição foi causada por um aumento no número de focos de incêndio no local.
A conclusão é baseada no volume de aerossóis e de monóxido de carbono captado na área de emissão. Os gases estão associados a substâncias como dióxido de carbono, que também é liberado em incêndios. A medição ocorre em meio a um cenário de seca extrema e queimadas no Norte do país.
Foram 82 mil focos de incêndio entre 1º de janeiro e 9 de setembro deste ano na Amazônia, número que representa o dobro em relação ao mesmo período de 2023. É o segundo pior resultado da série histórica e só fica atrás de 2007, quando foram registrados 85 mil.
A cidade com mais focos de calor é São Felix do Xingu (PA), que tem 4.988 pontos, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O prefeito do município, João Cleber de Souza Torres (MDB), atribuiu o número à estiagem severa e ao uso do fogo para preparar a roça.
O Copernicus aponta que o número de focos de incêndio no Brasil atingiu um total de 152 mil em agosto. O número representa um aumento de 103% comparado ao mesmo período de 2023. O resultado foi causado por uma temporada sazonal de queimadas.
A emissão pode impactar todo o planeta se continuar no nível atual por um longo período e contribuir com o aquecimento global, aumentando os níveis do mar, gerando alterações no clima e gerando o desaparecimento de espécies de fauna e flora.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;