noticiabrasil.net.br
10–13 minutos
© Foto / Paulo Pinto / Agência Brasil |
Em discurso divulgado nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (20) que não vai interferir na gestão do novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assume a autarquia em janeiro.
Lula fez a declaração ao lado de Galípolo e dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Casa Civil, Rui Costa.
"Eu quero que você saiba que jamais haverá da parte da Presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central", afirmou o presidente.
Além disso, o petista reafirmou a confiança no trabalho de Galípolo. "Queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos do que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas", acrescentou.
O indicado de Lula ao cargo substitui Roberto Campos Neto, que entrou em embates constantes com o governo nos últimos dois anos principalmente por conta da taxa de juros, que voltou a subir no país. Na última semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) definiu o indicador em 12,25% por conta da alta do dólar, do panorama da economia global e das incertezas sobre a inflação no Brasil.
"Quero que você saiba que você está aqui por uma relação de confiança minha e de toda a equipe do governo. E quero dizer que você será, certamente, o mais importante presidente do Banco Central que esse país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Porque eu tenho certeza que, pela tua qualidade profissional, tua experiência de vida e teu compromisso com o povo brasileiro, certamente você vai dar uma lição de como se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia.").
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;