Vendas do comércio em Brasília (Foto: Matheus Souza / Agência Brasília)
Vendas do comércio em Brasília (Foto: Matheus Souza / Agência Brasília)

Festas de fim de ano impulsionam compras presenciais e no e-commerce, com destaque para eletrônicos e alimentos

Guilherme Levorato
brasil247.com
2–3 minutos

247 - As vendas no varejo brasileiro registraram um aumento expressivo de 12,2% neste fim de ano em comparação ao mesmo período de 2023, informa Lauro Jardim, do jornal O Globo. Os dados são da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da bandeira de cartões, que analisou transações realizadas desde 1º de novembro. O levantamento considerou todas as formas de pagamento, incluindo estimativas de outros serviços financeiros além da plataforma da Visa.

De acordo com o estudo, a temporada das festas de fim de ano foi determinante para levar consumidores às lojas físicas, responsáveis por 74% das transações registradas. O e-commerce, por sua vez, também apresentou desempenho notável, com alta de 17,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Eletrônicos, brinquedos e alimentos lideram o consumo - Os itens mais procurados pelos brasileiros refletem tanto a demanda por presentes quanto pela celebração das festas. As vendas de eletrônicos dispararam 25,9% em relação a 2023, enquanto os brinquedos cresceram 24% e roupas e acessórios registraram aumento de 13%. Já no setor alimentício, impulsionado pelas ceias de Natal e Réveillon, as vendas subiram 18,4%.



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