Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 6 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

cartacapital.com.br
3–4 minutos

Movimentação de contêineres com produtos no Porto de Paranaguá. Foto: Imprensa/GEPR
Movimentação de contêineres com produtos no Porto de Paranaguá. Foto: Imprensa/GEPR
 
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços confirmou, nesta segunda-feira 6, um superávit de 74,55 bilhões de dólares na balança comercial em 2024. O superávit acontece quanto as exportações superam as importações.

O resultado é o segundo maior da série histórica, ficando atrás apenas do ano de 2023, quando o superávit bateu um recorde histórico de 98,9 bilhões de dólares. Os dados oficiais mostram uma queda de 24,6% no saldo positivo da balança comercial na comparação com o período.

Ainda de acordo com a pasta, as exportações também ocuparam o segundo lugar na linha histórica, com 337 bilhões de dólares, um recuo de 0,8% em relação ao ano anterior; houve aumento de volume embarcado de 3%.

Já as importações cresceram 9% em relação ao ano anterior, alcançando o segundo maior valor na série histórica com 262,5 bilhões de dólares. O destaque ficou com os bens de capital, com aumento no volume importado de 25,6%.

Já a corrente de comércio, a soma das exportações e importações brasileiras, foi de 599,5 bilhões de dólares, também a segunda maior da história, ainda que com recuo de 3,3% em relação ao ano anterior.

Ainda de acordo com o ministério, os resultados anuais foram influenciados da seguinte forma, de acordo com os setores econômicos. Nas exportações, queda de 9 bilhões de dólares (11,0%) em agropecuária; crescimento de 1,93 bilhão de dólares (2,4%) em Indústria Extrativa e crescimento de 4,81 bilhões de dólares (2,7%) em produtos da Indústria de Transformação.

Já nas importações, em relação a 2023, houve crescimento de 1,15 bilhão de dólares (25,6%) em Agropecuária; crescimento de 0,16 bilhão de dólares (1,0%) em Indústria Extrativa e crescimento de 20,4 bilhões de dólares (9,3%) em produtos da Indústria de Transformação.



Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads