Na última reunião de 2025, o Comitê afirmou que a taxa deve seguir alta ‘por período bastante prolongado’

Copom realiza a primeira reunião de 2026 e deve manter a Selic em 15%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza nesta quarta-feira 28 sua primeira reunião do ano e, segundo indicado no último encontro de 2025, deverá manter a taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano – a segunda maior taxa de juros real do mundo.

A decisão sobre a taxa será anunciada no início da noite. Com quórum reduzido (dois diretores encerraram seus mandatos em 2025 e só terão seus substitutos indicados pelo governo federal em fevereiro, após a volta das atividades do Congresso Nacional), a reunião, que habitualmente acontece em dois dias, será realizada integralmente nesta quarta.

Na reunião de dezembro, os integrantes do colegiado indicaram que a manutenção da taxa se justifica pela incerteza do ambiente externo, especialmente diante da política econômica dos Estados Unidos, com as guerras comerciais travadas por Donald Trump.


Na ata divulgada após o encontro de dezembro, o Copom, chefiado por Gabriel Galípolo, disse que vê necessidade de manter a Selic nas alturas “por período bastante prolongado” – indicando que não deve haver recuo após a reunião desta quarta.

Seguindo a indicação da ata da reunião de dezembro, o mercado financeiro avalia que o cenário deve ser, mesmo, o de manutenção da taxa. Apesar da desaceleração gradual da inflação, a projeção majoritária no mercado é que a flexibilização da taxa começará apenas em março.

‘Super Quarta’

A reunião do Copom acontece em uma ‘Super Quarta’, quando o encontro do comitê brasileiro coincide com a reunião do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. No mesmo dia, o Fed também tende a manter os juros, atualmente entre 3,50% e 3,75% ao ano, o que costuma aumentar a volatilidade nos mercados globais.

 Publicado originalmente por: CartaCapital

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads