Presidente-interina, Delcy Rodríguez, pediu fim da agressão norte-americana e reafirmou governo constitucional, em visita a uma comuna: 'aqui o povo governa'

O presidente em exercício supervisionou projetos produtivos e sociais na comuna de José Félix Ribas, reafirmando a continuidade do governo bolivariano e a defesa da soberania nacional
Foto: Assessoria de Imprensa da Presidência
A presidente interina da República Bolivariana da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou sete dias de luto nacional em homenagem aos militares e civis que morreram defendendo a soberania venezuelana e o presidente Nicolás Maduro durante a agressão perpetrada pelos Estados Unidos no último sábado (03/01).
A líder reiterou o compromisso do Governo Bolivariano com a paz, a soberania nacional e a libertação do presidente constitucional e da primeira combatente, Cilia Flores, sequestrado por comandos especializados do exército dos EUA.
“Parem com o assédio à Venezuela, parem com a agressão contra o povo de Bolívar”, declarou Rodríguez durante sua visita nesta terça-feira (06/01) à Comuna Socialista José Félix Ribas. Ela também lembrou que prestou juramento de posse “com dor, mas também com honra, a honra de ser venezuelana, para representar os interesses desta nação”.
“Jurei não descansar até que nossa pátria esteja consolidada em um caminho de paz”, declarou a presidente interina, enfatizando que “existe um governo constitucional” e que “aqui o povo governa”.
Nesse sentido, ele enfatizou a existência de um “poder político consolidado” baseado no Poder Popular, que definiu como “a barreira intransponível contra a agressão armada unilateral” denunciada perante o Conselho de Segurança da ONU.
Rodríguez enfatizou três direitos fundamentais: “O direito à paz, o direito à pátria, o direito à independência nacional e o direito a um futuro, à felicidade social e à prosperidade”. Ela também apelou à unidade nacional para “defender nossa história e nossa dignidade” contra a “ilegalidade internacional”.
Em nível comunitário, a presidente interina inspecionou pessoalmente o andamento dos projetos aprovados por meio de Consultas Populares Nacionais, incluindo o fornecimento de reservatórios de água de 150 e 200 litros, a substituição de telhados e a construção de um novo ginásio comunitário, liderados por jovens da região. Esses esforços beneficiam os 12.813 moradores da comuna.
Ela também destacou as operações da Fábrica Têxtil José Félix Ribas, que produz uniformes escolares para mais de 15 centros educacionais, e a unidade de produção “Un Nuevo Amanecer” (Um Novo Amanhecer), dedicada à fabricação de produtos de limpeza para combater a escassez. Além disso, conversou com representantes da comunidade, como Geovanny Rojas (gestão têxtil), Belkys Morales (Plano Bodega, que atende 860 famílias) e Carlos Carrera (Estação de Tratamento de Água, que beneficia mais de 2.600 famílias).
O evento também destacou o Movimento Empreendedores Juntos, composto por 66 pessoas que desenvolvem ofícios nas áreas de ferragens, confeitaria, carpintaria e beleza, consolidando uma economia comunitária produtiva no setor de Santa Ana.
Publicado originalmente por: Opera Mundi
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;