Levantamento mostra Lula (PT) à frente de nomes da oposição com diferenças que variam entre cinco e 19 pontos percentuais

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) indica que o presidente Lula (PT) aparece à frente em todos os sete cenários simulados de segundo turno para a eleição presidencial. O levantamento mostra que Lula supera nomes da oposição com diferenças que variam entre cinco e 19 pontos percentuais.

A disputa mais acirrada ocorre contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), apontado como principal nome da oposição. Nesse cenário, Lula registra 43% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 38%. Em comparação com levantamentos anteriores, a vantagem do presidente encolheu: era de sete pontos em janeiro e de dez pontos em dezembro.

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o movimento indica uma leve redução da diferença. “A pesquisa mostra uma diminuição residual da vantagem de Lula sobre Flávio. A distância, que era de sete pontos no mês passado, agora é de cinco”, afirmou.

Nos cenários de primeiro turno, Lula lidera em todas as simulações, com percentuais que variam de 35% a 39%. Flávio Bolsonaro surge como principal nome da oposição, oscilando entre 29% e 33%.

O estudo é o primeiro da Quaest que não inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os possíveis concorrentes. O governador tem reiterado que pretende disputar a reeleição estadual.

lula presidente
Lula (PT) aparece à frente nos sete cenários simulados de 2º turno para eleição presidencial

Entre os eleitores que se declaram independentes — grupo considerado estratégico — a diferença também diminuiu. Em janeiro, Lula tinha 37% das intenções de voto, contra 21% de Flávio Bolsonaro. Agora, o presidente aparece com 31%, enquanto o senador alcança 26%.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cenários de segundo turno

Nos sete cenários testados, Lula aparece numericamente à frente:

  • Lula x Flávio Bolsonaro: 43% a 38%
  • Lula x Ratinho Jr.: 43% a 35%
  • Lula x Ronaldo Caiado: 42% a 32%
  • Lula x Romeu Zema: 43% a 32%
  • Lula x Eduardo Leite: 42% a 28%
  • Lula x Aldo Rebelo: 44% a 25%
  • Lula x Renan Santos: 44% a 25%

Primeiro turno

A pesquisa também simulou sete cenários de primeiro turno. Em todos, Lula lidera, seguido por Flávio Bolsonaro. Os demais nomes testados apresentam percentuais de um dígito.

Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, Lula também lidera. É importante lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível, embora apareça nas intenções de voto da pesquisa espontânea.

  • Lula (PT): 19%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 10%
  • Jair Bolsonaro (PL): 2%
  • Outros: 4%

Candidatura de Flávio Bolsonaro

O estudo também avaliou a consolidação da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. De acordo com os dados, 69% dos entrevistados afirmam ter conhecimento de que o senador recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para 44% dos participantes, Bolsonaro acertou ao indicar o filho como sucessor político. O índice mostra estabilidade em relação a janeiro (43%) e crescimento na comparação com dezembro (36%).

Já 42% consideram que o ex-presidente errou na escolha, percentual inferior ao observado em levantamentos anteriores.

 Publicado originalmente por: ICL Notícias

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads