Por: Gilberto Dimenstein
Foi o pior erro na vida de Jair Bolsonaro – e os dados são da Polícia Rodoviária Federal.
Afinal, uma decisão errada do presidente acarretou mortes e ferimentos, apesar de todas as advertências.
Depois da a retirada de radares de estradas federais do País em agosto, cresceu o número de mortos e feridos em acidentes nas rodovias, De agosto a outubro, o total de mortos aumentou 2%; feridos, 9,1% – a comparação é com o mesmo período de 2018.
Nas rodovias federais, a tendência era de queda desde 2011.
De janeiro a março deste ano, a queda de mortes foi 7% ; de 4,3% nos feridos – mais uma vez comparando com o ano anterior.
De abril a julho, quando foi suspensa a instalação de equipamentos fixos de fiscalização, o total de mortes acresceu 2,7%.
A boa notícia é que, diante da irresponsabilidade de Bolsonaro, a Justiça mandou voltar os radares.
Tudo isso por que Bolsonaro sustentou, sem base, a teoria conspiratória de que os radares só existiam para sustentar a “indústria da multa”.


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