Heleno Corrêa Filho: Os Médicos Pela Democracia me representam. Reprodução de vídeo
por Heleno Corrêa Filho*
Os Médicos Pela Democracia me representam.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) é uma vergonha científica, sanitária e política.
Uma vergonha que tenta capturar os mecanismos de ensino e de qualificação do ensino QUE NÃO SÃO DE SUA COMPETÊNCIA segundo a lei 8.080/1990.
CFM é polícia administrativa de Estado.
Tem que cuidar da correção da prática médica que deve ser exercida dentro dos limites da lei.
Não pode exercer o papel de polícia administrativa e simultaneamente determinar o conteúdo formativo e objetivos da formação de recursos humanos. Seria colocar o rato para tomar conta do queijo.
Se isso acontecer a corporação profissional médica irá cuidar apenas e tão somente de seus próprios interesses e deixará em segundo plano os objetivos nacionais, com poderes de restringir acesso ao mercado profissional, desequilibrar a competição por postos de trabalho, conferir mérito a quem melhor puder pagar e comprar postos de trabalho, cometendo violações dos direitos da população diante de uma corporação profissional que será mais poderosa que a vontade dos eleitores.
Segundo a lei, quem deve decidir a formação, o currículo, os requisitos formativos e éticos é o SUS (Conselho Nacional de Saúde) juntamente com o Ministério da Educação (Deus nos livre mas é a CAPES e “tudo isso que está aí”).
O SUS e a CAPES devem atender à Constituição, às leis e buscar atender às necessidades de serviços de saúde, as diretrizes nacionais e as políticas de saúde e de educação aprovadas pela população em eleições gerais.
Uma categoria profissional não pode capturar para si e para seus interesses o conjunto de habilidades, o conteúdo formativo, a forma de exercer e os objetivos da profissão dentro do mesmo grupo de profissionais de saúde.
Capturar o mecanismo formador dos médicos e exercer o poder de policiar a profissão é a mesma coisa que sacar a bola e rebater no outro lado do campo. É golpe.
E este CFM “que está aí” é golpista desde 2013.
*Heleno Corrêa é médico epidemiologista, professor livre-docente (aposentado) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Integra a diretoria executiva do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes)
Viomundo
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;