Após um período de baixa interação nas redes, o governo Lula passou por uma transformação digital significativa com a chegada do marqueteiro Sidônio Palmeira e sua equipe à Secretaria de Comunicação Social (Secom). A nova estratégia apostou em uma combinação de humor, leveza e temas populares, adotando um tom mais próximo do público nas publicações. […] 


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Governo usou tática de usar gatinhos para explicar aumento de impostos nas redes sociais. Foto: Reprodução
Governo usou tática de usar gatinhos para explicar aumento de impostos nas redes sociais. Foto: Reprodução 

Após um período de baixa interação nas redes, o governo Lula passou por uma transformação digital significativa com a chegada do marqueteiro Sidônio Palmeira e sua equipe à Secretaria de Comunicação Social (Secom). A nova estratégia apostou em uma combinação de humor, leveza e temas populares, adotando um tom mais próximo do público nas publicações. O resultado foi um aumento expressivo de engajamento, transformando o perfil oficial do Executivo em um dos mais ativos do país.

Nos últimos seis meses, o governo federal alcançou 135 milhões de brasileiros apenas no Instagram, segundo dados internos divulgados pela Secom. O crescimento também se refletiu no número de seguidores: 1,2 milhão de novos usuários passaram a acompanhar as publicações, um salto de 3.000% nas interações e 2.300% nas visualizações em comparação ao semestre anterior. As informações são de O Globo.

A estratégia de comunicação foi redesenhada para humanizar a imagem do governo, com o uso constante de memes, pets fofinhos e vídeos curtos. Além de aumentar o alcance, o objetivo é tornar os temas políticos e econômicos mais compreensíveis ao público geral, aproximando o presidente Lula de diferentes faixas etárias e classes sociais.

O eixo principal das publicações é a divulgação de pautas sociais, especialmente medidas de impacto direto na renda dos brasileiros. Só em setembro, por exemplo, a Secom publicou 29 posts sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, transformando a proposta em uma campanha quase diária nas plataformas.

A comunicação mais leve, porém planejada, marca uma mudança de paradigma em relação aos primeiros anos do governo, quando o conteúdo institucional era visto como excessivamente formal. A equipe de Sidônio passou a priorizar a linguagem digital e o imediatismo das redes, com conteúdo adaptado às tendências e formatos virais.

O sucesso da nova linha editorial consolida a estratégia do Planalto de disputar espaço nas redes sociais com influenciadores e adversários políticos. O governo agora aposta em narrativas de impacto positivo, buscando fortalecer sua imagem entre os internautas e transformar o engajamento digital em aprovação política.
 
 

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