Por telefone, presidentes de Brasil e Rússia avaliaram possíveis medidas a serem tomadas nos âmbitos da ONU e do BRICS
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, tiveram uma conversa por telefone nesta quarta-feira (14/01), na qual abordaram diferentes assuntos, mas cuja principal questão foi situação da Venezuela após o sequestro do presidente Nicolás Maduro por parte das forças militares dos Estados Unidos.
Segundo nota publicada pelo Kremlin, os dois mandatários teriam concordado em reforçar os esforços no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e também através do BRICS.
O governo russo também enfatizou que foram discutidas medidas para a “proteção da soberania” da Venezuela, e também para reduzir tensões na América Latina.
Os presidentes também teriam alinhado agendas sobre uma reunião de alto nível entre representantes dos dois países para abordar as relações bilaterais, encontro que está programado para o mês de fevereiro.

Lula e Putin teriam avaliado medidas pró-Venezuela através da ONU e do BRICS
Ricardo Stuckert / Presidência da República
Declaração oficial russa
Em seu comunicado, o governo da Rússia afirmou que a conversa entre Lula e Putin “abordou diversas questões da atualidade”, mas reconheceu que “teve como foco a situação da Venezuela”.
Segundo o Kremlin, os mandatários, “enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana (da Venezuela)”.
Sobre a reunião de alto nível programada para fevereiro deste ano, com representantes dos dois países, o governo russo manifestou que o encontro servirá para tratar de “questões relativas ao desenvolvimento da cooperação bilateral”.
Por sua parte, o Itamaraty não chegou a fazer uma declaração oficial sobre a conversa entre Lula e Putin, mas confirmou oficialmente que ela aconteceu nesta quarta-feira.
Publicado originalmente por: Opera Mundi
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;