Autoridades do Irã fizeram nova advertência aos EUA sobre possíveis represálias em caso de ataque ao seu território

O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) informou nesta segunda-feira (29/01) que o porta-aviões USS Abraham Lincoln e seu grupo de ataque se posicionaram no Oceano Índico, próximo à costa do Irã, no Oriente Médio.

A embarcação estava navegando nas proximidades do Mar da China Meridional, até dias atrás, quando iniciou o seu deslocamento para a região do limite marítimo com as águas territoriais iranianas.

Segundo as autoridades norte-americanas, o USS Lincoln está acompanhado por três destroieres capazes de lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk, e transporta caças F-35C e F/A-18, bem como aeronaves de guerra eletrônica EA-18G Growler, capazes de interferir nas defesas inimigas.

Os Estados Unidos também enviaram caças F-15E a uma base na Jordânia para ajudar a defender instalações norte-americanas de possíveis contra-ataques iranianos, segundo o mesmo comunicado.

Porta-aviões USS Abraham Lincoln se posicionou perto da costa do Irã
US Navy

Reação iraniana


Em Teerã, o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica emitiu uma nota dizendo que o país “está preparado para lançar represálias” no caso de os Estados Unidos iniciarem um ataque contra o seu território.

Qualquer ataque desse tipo não terá como objetivo enfraquecer o programa nuclear iraniano, já fragilizado e principal alvo da guerra de 12 dias em junho, mas sim atingir a liderança política do país e levar os manifestantes, revoltados com a queda do padrão de vida, de volta às ruas. A inflação no último mês atingiu 60%, segundo novos dados oficiais.

Segundo Ali Larijani, membro do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, “os Estados Unidos estavam tentando destruir a coesão social iraniana, para depois realizar um ataque militar, mas já falharam no primeiro objetivo”.

Ademias, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei, desmentiu a versão de que o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, estivesse em contato com o chanceler Abbas Araghchi, para discutir um possível acordo diplomático.

“Estamos monitorando cuidadosamente cada movimento. As ameaças que estamos sofrendo contrariam os princípios do sistema internacional. Se esses princípios forem violados, a insegurança se abaterá sobre todos. O Irã dará uma resposta firme e completaa qualquer agressão”, declarou o porta-voz.

Com informações de TeleSur.

 Publicado originalmente por: Opera Mundi

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads