©Foto : Paulo Pinto / Fotos Públicas
Milhares de pessoas tomaram as ruas em diversas partes do país nesta terça-feira para participar de atos do Dia Nacional de Mobilizações, Paralisações e Greves Contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Educação, com o intuito de pressionar o governo e o Congresso Nacional em relação a diferentes pautas.
Com a reforma da Previdência avançando no parlamento, centrais sindicais e organizações estudantis se mobilizaram após o insucesso no convencimento dos deputados para barrar o texto, e decidiram aumentar a pressão sobre a classe política, na esperança de tentar reverter também os polêmicos cortes no setor educacional.
Desde o início do dia, milhares de pessoas vêm participando de protestos em dezenas de cidades de todo o Brasil, gritando palavras de ordem e exibindo cartazes contra o governo.
Inflados pelas palavras do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que, recentemente, ironizou um vídeo postado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) convocando para a manifestação, os estudantes atenderam em massa os apelos para aderir aos atos.
Em algumas regiões, representantes de diferentes grupos se juntaram em ações unificadas para demonstrar sua insatisfação com as medidas que estão sendo adotadas pela administração de Jair Bolsonaro.
Na capital federal, mulheres indígenas promoveram uma grande marcha que acabou adentrando o Congresso Nacional, onde foi organizada uma sessão solene.
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 13, 2019
— UNE (@uneoficial) August 13, 2019
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 13, 2019
Em Belo Horizonte, o ato atraiu tanta gente que precisou ser esticado por mais algumas centenas de metros.
Em São Paulo, um princípio de confusão foi registrado no momento em que os manifestantes decidiram seguir rumo a República, na região central, e foram bloqueados pela polícia.
Embora vários protestos já tenham chegado ao final, muitos outros ainda continuam ativos e/ou no início. No Rio de Janeiro, por exemplo, os atos, que começaram mais tarde, devem seguir noite adentro.
No entanto, as condições climáticas adversas já provocam algumas baixas, uma vez que alguns manifestantes estão indo embora devido à chuva e aos fortes ventos no centro da cidade.
Sputnik Brasil
— Patrus Ananias (@Patrus_Ananias) August 13, 2019
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) August 13, 2019
Sputnik Brasil

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;