Após trocarem seus nomes, profissionais renomados não conseguem sequer uma entrevista de emprego


Para mostrar o preconceito no mercado de trabalho, uma universidade e uma agência de publicidade fizeram um experimento. Chamaram os profissionais mais renomados em suas áreas, trocaram seus nomes e enviaram seus currículos para 52 vagas.

Absolutamente nenhum deles foi chamado. Não foram contatados nem mesmo para entrevista.

Crédito: Reprodução/VimeoRenomada chefe de cozinha participa de experimento e relata preconceito no mercado de trabalho

Por quê? Para a Diak (Diaconia University of Applied Science) e a agência TBWA\Helsinki, que realizaram a experiência na Finlândia, a resposta está nos nomes escolhidos: típicos de ciganos.

“Os ciganos são a minoria mais discriminada da Finlândia”, informa o vídeo, que traz o passo a passo do experimento. Muitos estão mudando seus nomes para vencer o preconceito no mercado de trabalho e conseguir uma oportunidade.



Para fazer com que a maioria encarasse essa realidade, foram convidados para a experiência alguns experts: um guru de negócios, uma personalidade de TV, uma chefe de cozinha e um colunista. Todos renomados em suas áreas de atuação.

“Eu sabia que isso aconteceria. Mas, agora que aconteceu, isso realmente fere”, disse o colunista, referindo-se à falta de contato das empresas que receberam seu currículo.

A chefe de cozinha questionou: “Se você nem sequer consegue uma entrevista, como pode mostrar suas habilidades e seus talentos?”.

A experiência foi divulgada, ganhou as páginas de jornais e repercutiu nas redes sociais. Diante da denúncia, os empregadores resolveram agir para mudar o sistema.

Crédito: Reprodução/VimeoApós enviar currículo com nome cigano, colunista renomado não consegue emprego

Algumas empresas resolveram tirar a necessidade de informar nome, idade e gênero de suas seleções. Ou seja, adotaram um recrutamento anônimo.

O governo também incluiu a seleção sem nome em seu programa de reformas para combater o preconceito no mercado de trabalho.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads