© AP Photo / Andre Penner

A União Europeia (UE) alocou mais de 900 milhões de euros aos países da América Latina e do Caribe no âmbito da resposta à pandemia do novo coronavírus, informou uma declaração da Comissão Europeia (CE) publicada nesta quarta-feira.

"A UE apoiará as regiões da Ásia-Pacífico com 1.220 milhões de euros; outros 291 milhões de euros serão destinados à região da África, Caribe e Pacífico; 918 milhões de euros serão destinados a ajudar nossos parceiros na América Latina e Caribe, e 111 milhões de euros para apoiar países e territórios no exterior", destaca o comunicado.
O documento detalha que a ajuda comunitária aos parceiros, que totaliza 15,6 bilhões de euros, se concentrará nas camadas mais vulneráveis da sociedade, como migrantes, refugiados, pessoas deslocadas internamente e suas comunidades anfitriãs, além de integrar os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Pacto Verde e pela Agenda Digital.

Da sua parte, o comissário europeu para gerenciamento de crises, Janez Lenarcic, alertou que o mundo está enfrentando "o que pode se tornar a maior crise humanitária nas últimas décadas".

"O impacto do surto de coronavírus provavelmente será dramático nos países mais frágeis, entre os migrantes e os mais vulneráveis. Esse é particularmente o caso nos campos de refugiados e pessoas deslocadas internamente, que geralmente são confinados e muitas vezes não são saudáveis", enfatizou.
Nesse contexto, ele pediu uma resposta vigorosa à emergência de saúde pública e apoiou o transporte e a logística para operações humanitárias.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou que a UE ajuda "a Organização Pan-Americana da Saúde e a Cruz Vermelha Internacional a preparar e melhorar a resposta (à pandemia na região) com 10 milhões de euros".

Borrell também especificou que 5 milhões de euros serão destinados à Bolívia "para enfrentar as situações de emergência causadas pela pandemia".

Sputnik Brasil

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads